Notícias de Criciúma e Região

Morre uma lenda do futebol mundial

Sir Bobby Charlton foi o capitão que liderou a Inglaterra, em casa, para o único título da Copa do Mundo conquista pelo país até então, em 1996

Uma das maiores lendas do futebol inglês e mundial, Sir Bobby Charlton morreu neste sábado, dia 21, aos 86 anos. Formado nas categorias de base do Manchester United, o jogador conquistou a Europa e virou uma lenda do clube eternizado com uma estátua na entrada do Old Trafford, estádio do time de Manchester, na Inglaterra. A família anunciou a morte em comunicado e pediu que a privacidade seja respeitada.

Na Seleção Inglesa, Bobby Charlton brilhou, sendo o capitão do único título da Copa do Mundo conquistado pela Inglaterra em 1966. No mesmo ano ganhou a Bola de Ouro. Pelo grande feito e por toda a importância para os inventores do futebol, ganhou o título de Sir da Rainha Elizabeth em 1974, pouco antes de se aposentar. O atleta teve, também, uma história de superação. Já que estava no avião do Manchester United que caiu em Munique (ALE) em 1958. A equipe retornava de uma partida contra o Estrela Vermelha, em Belgrado, da Copa dos Campeões, quando fez uma escala na cidade alemã e logo após a decolagem o avião caiu matando 23  pessoas, sendo oito jogadores.

Gravemente ferido, Charlton sobreviveu e foi peça fundamental na reconstrução do clube comandado por Matt Busby que viria a ser campeão da Champions League em 1968. Charlton disputou 758 jogos com United e marcou 249 anos em 17 anos de atuação no clube. Além da Champions conquistou três títulos da Liga Inglesa e uma FA Cup. Já na Seleção Inglesa atuou em 106 jogos, tendo marcado 49 gols. Na aposentadoria atuou como diretor do United por 39 anos.

O Manchester United fez uma homenagem ao atleta nas redes sociais com os dizeres “Palavras nunca serão suficentes”:

 

 

Você também pode gostar