Notícias de Criciúma e Região

Superação e emoção em encerramento do curso de costura básica industrial

Com histórias de superação e força de vontade, 17 mulheres garantiram o certificado

Um momento para celebrar uma importante conquista adquirida por meio de muito esforço e dedicação. Nem mesmo a paralisia infantil impossibilitou que Arlete Luiz Monteiro, moradora do bairro Cristo Redentor, conquistasse na última quinta-feira, dia 19, o certificado de conclusão do curso de costura básica industrial promovido pelo SENAI, em parceria com a Abadeus. Ao lado de outras 16 mulheres, ela celebrou essa importante conquista.

“Nunca tinha colocado a mão em uma máquina. Foi a primeira vez aqui no curso. Eu tenho paralisia infantil e achava que não conseguiria, até que conversei aqui na Abadeus e eles me incentivaram, falaram que a professora teria paciência comigo e ela teve mesmo”, comenta sorrindo, Arlete. “A primeira peça que eu fechei foi uma camiseta e eu achava que não ia conseguir, mas fechei a peça direitinho. Tive uma dificuldade com a máquina overloque, mas com a máquina reta foi muito tranquilo. Meu objetivo com o curso era fazer as bainhas das toalhas, porque eu já bordo e faço crochê, e graças a esse certificado, eu consegui fazer”, complementa a aluna.

Arlete Luiz Monteiro – Foto: Divulgação

 

Por meio da iniciativa desenvolvida em parceria com as duas instituições, o Senai disponibilizou a professora e a didática e a Abadeus o laboratório, o maquinário e o material utilizado na confecção das peças.

“É muito importante essa formatura de hoje. Tivemos um índice de desistência muito pequeno e isso é um valor gerado tanto pela qualidade do curso, como pelo esforço de cada aluna e pelo valor que elas dão pela oportunidade que a Abadeus e o SENAI estão oferecendo. As mulheres aqui aprenderam um profissão a mais, habilidades e competências diferentes, afinal, nunca é tarde para aprender”, garante a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.

O curso finalizado nessa quinta-feira foi oferecido de forma gratuita e teve como objetivo principal promover a capacitação das pessoas para atuarem no ramo de vestuário.

“Para o SENAI também é uma grande satisfação estarmos aqui. Completamos em 2023 vários projetos em parceria com a Abadeus, entre eles este curso. Quem está aqui tem a capacidade e a possibilidade de se desenvolver, de cuidar dos seus próprios negócios, de ser dono da sua própria vida. Quando surgiu a possibilidade do SENAI firmar uma parceria com a Abadeus, isso nos encheu de orgulho e a conclusão deste curso, com tantas histórias inspiradoras e de superação, só comprova que estamos seguindo no caminho certo”, finaliza o gerente de operações do SENAI, Valmir Cabral da Silva Neto.

Você também pode gostar