Notícias de Criciúma e Região

Medo de reviver tragédia de 1974, faz moradores perderem o sono em Tubarão

Município decretou situação de emergência nesta quarta-feira, dia 4, por conta das chuvas intensas

O município de Tubarão está sendo um dos mais afetados pelas chuvas ocasionadas pelo ciclone extratropical que atinge Santa Catarina nos últimos dias. Preocupados com a situação da cidade, muitos moradores não conseguiram dormir durante à noite com medo de que a tragédia de 1974 se repetisse. Naquele ano, pelo menos 199 pessoas morreram e 60 mil habitantes ficaram desalojados.

📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

O chapeador Edson de Souza, de 56 anos, conversou com a reportagem do Portal Litoral Sul e contou como estão sendo os últimos dias. “Eu fico apavorado, não dormi essa noite inteira. Me sentei aqui na beira do rio e fiquei olhando. Já estou meio acostumado porque vejo isso direto [nível do rio acima do normal]. Levantei as coisas tudo em casa”, ressaltou.

Rio Tubarão está próximo de transbordar – Foto: Janine Limas/Portal Litoral Sul

Marilda Matos, que mora na Avenida Getúlio Vargas há mais de 15 anos, destacou a preocupação com as pessoas que possuem casa baixa. “Isso acontece sempre. Me preocupa que nas outras vezes não existia a possibilidade de transbordar. Dessa vez a Defesa Civil informou que pode acontecer. Eu fico preocupada principalmente com os outros moradores, pois eu moro em prédio”, completou.

Situação de emergência

Tubarão decretou situação de emergência nesta quarta-feira, dia 4, por conta das chuvas intensas. A prefeitura e outras instituições consideram a hipótese de o Rio Tubarão transbordar em algumas áreas, o que exigiria a remoção de famílias de áreas de risco para abrigos públicos.

Ruas alagadas em Tubarão | Foto: Janine Limas/Portal Litoral Sul

De acordo com o decreto publicado, a medida foi tomada por conta das inundações e com precipitações de aproximadamente 200 mm nas últimas 72 horas.

Você também pode gostar