Notícias de Criciúma e Região

Mais de 40 alunos se formam em cursos profissionalizantes

Formatura aconteceu na noite dessa quinta-feira, dia 13

A emoção da tão aguardada formatura esteve presente em 41 içarenses, com mais uma cerimônia oportunizada pela Escola Profissional de Içara. Na noite dessa quinta-feira, dia 13, o Governo Municipal, em parceria com o Senai e as empresas Librelato, Colorminas e Petrofab, qualificou, oficialmente, novas turmas de Técnicas de Soldagem, Operador de Processos Cerâmicos e Soldador MIG/MAG/TIG. A cerimônia aconteceu no auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti.

“Trabalho na Colorminas e estou me formando em MIG/MAG/TIG. Sou refratarista e esse curso vai ser um bom complemento para o meu trabalho. Foi um curso muito proveitoso, só tenho a agradecer aos professores e à prefeitura pela oportunidade”, conta o formando Édson Piva da Rosa.

Em três anos do projeto Escola Profissional, o município já capacitou mais de 500 içarenses para diversos segmentos industriais. “Queremos fazer de Içara um polo industrial. Para atingirmos esse objetivo, necessitamos de mão de obra qualificada. Agradecemos ao Senai e às empresas da cidade por abraçarem a ideia. Não temos dúvidas de que colheremos os frutos lá na frente”, salienta a prefeita Dalvania Cardoso.

De acordo com Eduardo Zata, secretário de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, todos os cursos ofertados possuem alta taxa de empregabilidade. “A definição dos cursos ocorre de acordo com as necessidades das indústrias locais. Além disso, muitos dos formandos também optam por empreenderem em um próprio negócio, dando início a uma jornada empreendedora. A qualificação é essencial no mercado de trabalho atual, por isso não devemos perder a oportunidade”, frisa.

Para o coordenador de educação básica e profissional do Sesi Senai de Criciúma, Geovanes Barcelos Júnior, com a união de forças, vence o desenvolvimento econômico regional. “Estamos formando mais 41 pessoas nessas duas grandes áreas que são a solda e a cerâmica. Temos muita demanda industrial, vagas de empregos e a indústria da região precisa de profissionais capacitados nessas áreas. Hoje estamos encerrando um ciclo, onde a prefeitura deu essa possibilidade para as pessoas estarem se capacitando e o Senai deu a oportunidade, com toda a infraestrutura que possui, em parceria com as empresas, de proporcionar conhecimento e crescimento a todos. Com o conhecimento técnico estamos desenvolvendo as pessoas, aumentando a empregabilidade e, consequentemente, a indústria catarinense vai ficando mais forte”, aponta.

Recentemente, a parceria entre o Governo Municipal e a instituição se estendeu com o início do programa Içara Mais Tech, que levará uma imersão à tecnologia da indústria 4.0 aos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Você também pode gostar