Notícias de Criciúma e Região

Mais de 30% dos contribuintes ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda

Apesar de ter o prazo estendido de 30 de abril para 30 de junho, mais de 30% dos contribuintes ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda. Segundo a Receita Federal, até as 17h desta sexta-feira, 19, foram recebidas quase 21 milhões de declarações, enquanto o montante esperado é de 32 milhões.

Com muitas pessoas deixando para última hora, quem não se apressar pode encontrar dificuldades para prestar as contas ao leão. A sobrecarga do profissional de contabilidade além de algum bug de sistema pode impedir a pessoa de cumprir a obrigação, o que pode gerar uma penalidade.

Enquanto alguns contribuintes já estão recebendo sua restituição, outros ainda estão inertes. Essa característica do povo brasileiro de deixar algumas obrigações para o último momento já é conhecida, mas deve ser tratada com cuidado.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Para ajudar o contribuinte, o advogado especialista na área, Gustavo Requi, tira algumas dúvidas. “O contribuinte que deixar para os últimos instantes pode enfrentar inconsistências no sistema (como sempre acontece) e passar por um perrengue desnecessário. A multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo poderá ser o correspondente a 20% do imposto devido”, alerta.

Além da aplicação da penalidade, o contribuinte pode ficar com o CPF “sujo”, o que pode prejudicar a contratação empréstimos, emissão de passaportes, travar a obtenção de certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel, dentre outros transtornos.

Você também pode gostar