NotĂ­cias de CriciĂșma e RegiĂŁo

InteligĂȘncia Emocional LTDA

Vivemos momentos de turbulĂȘncias, incertezas e tensĂŁo, as redes sociais se tornaram espaço para frustraçÔes e ataques. O inconformismo com as questĂ”es polĂ­ticas retrata a necessidade da pauta de hoje, inteligĂȘncia emocional limitada, sim, o limite nĂŁo Ă© apenas sobre o que se pensa ou se acredita, Ă© tambĂ©m sobre o que se sente e o que se faz com isso. JĂĄ sabemos que a pauta Ă© muito aderente nas organizaçÔes e por isso, uma preocupação cada vez maior em desenvolver esta habilidade. Mas afinal, o que significa inteligĂȘncia emocional?

NĂŁo tem como falar desse tema sem falar sobre o que Ă© emoção. E tenho certeza de que todos sabem o que Ă© emoção, mas talvez, tenham dificuldade em conceituĂĄ-la. Imagine a seguinte cena, vocĂȘ foi convidado a ajudar a selecionar o Diretor de uma empresa gigante, a maior do seu estado, e vocĂȘ fez todas as anĂĄlises cabĂ­veis, currĂ­culo, antecedentes, habilidades, experiĂȘncias  e vocĂȘ jĂĄ estava extremamente empolgado, pois os nĂșmeros que este candidato gerou em outras experiĂȘncias eram infinitamente incrĂ­veis,  de repente, vem um aviso do Conselho da organização dizendo que algo estĂĄ errado com essa contratação, e que terĂŁo de optar por outro candidato, que tem menos competĂȘncias, uma reputação nada favorĂĄvel, mas alĂ©m de amigo Ă­ntimo de um dos conselheiros, ele tem um carisma e lĂĄbia que sĂŁo inenarrĂĄveis –  dobra atĂ© mesmo aqueles ditos intelectuais (qualquer semelhança Ă© mera coincidĂȘncia).

Nesse momento seu cĂ©rebro começa a disparar uma sĂ©rie de informaçÔes e seu corpo dĂĄ sinais fisiolĂłgicos, boca seca, pupila dilata e uma sĂ©rie de hormĂŽnios sĂŁo acionados
emoção Ă© isso, uma resposta cerebral, fisiolĂłgica, automĂĄtica, ela acontece. Logo, inteligĂȘncia emocional nĂŁo Ă© sobre controlar as emoçÔes, Ă© sobre compreender como elas funcionam dentro de nĂłs e que respostas geram em nossos comportamentos. Emoção tem a ver com ação. Geralmente sĂŁo inconscientes, estĂŁo abaixo da nossa linha de percepção. A partir do momento em que vocĂȘ a torna consciente, vocĂȘ estĂĄ diante de um sentimento. Nossos sentimentos sĂŁo nossas percepçÔes conscientes das nossas emoçÔes. Logo, o que estamos vivendo e vendo neste momento Ă© uma multidĂŁo de seres humanos inundados de emoçÔes, sentimentos e consequentemente, de açÔes – por vezes limitadas em qualidade e empatia.

SerĂĄ que estamos vivendo um momento onde as pessoas estĂŁo sendo colocadas Ă  prova, sua capacidade ou incapacidade emocional? Todas as brigas, discussĂ”es, pontos de vistas que estĂŁo se embasando para se expressar em redes sociais sĂŁo reais ou tambĂ©m fruto do impacto emocional? Sim, as emoçÔes alteram nossas percepçÔes. Cuidado com sua reatividade, cuidado com as experiĂȘncias que vocĂȘ anda se colocando Ă  disposição, cuidado com o que vocĂȘ tem feito com vocĂȘ e com os seus. Calar-se Ă© a solução? Obviamente que nĂŁo, isso seria um extremo e todo o extremo pode ser nocivo.

Para vivermos os desafios da vida adulta humana, privilegiando a saĂșde mental e desenvolvendo a inteligĂȘncia emocional, sim ela Ă© limitada quando nĂŁo a exploramos e ilimitada no sentido de que sempre estaremos sendo convidados para o prĂłximo nĂ­vel. Para tanto Ă© imprescindĂ­vel que vocĂȘ e eu, saibamos reconhecer, dar nome ao que sentimos, para termos consciĂȘncia sobre o momento de recuar ou avançar. Buscar compreender uma perspectiva diferente da sua, isso Ă© a empatia, nos tempos atuais, esse talvez seja nosso maior exercĂ­cio. Pare de buscar a perfeição, isso pode mascarar nossa prĂłpria covardia.

E lembre-se, nĂŁo existe destino para inteligĂȘncia emocional, por isso ela Ă© limitada. O que existe sĂŁo experiĂȘncias que nos permitem desenvolvĂȘ-las em momentos e cenĂĄrios diferentes e, para isso, nĂŁo existem limites. Precisamos nos desafiar, afinal, somos todos talentos e, imperfeitos.”

 

VocĂȘ tambĂ©m pode gostar