Notícias de Criciúma e Região

Integrantes de esquema de exploração sexual de travestis e transexuais são presos em Criciúma

Três pessoas foram presos na 7ª fase da operação “Libertas”

Três integrantes de um esquema de exploração sexual de travestis e transexuais foram presos em Criciúma durante a 7ª fase da operação “Libertas”. Também foram cumpridos outros cinco mandados de prisão, sendo quatro em Uberlândia e um em Bom Despacho, Minas Gerais.

Entre os alvos desta fase estavam os responsáveis por seguir administrando o esquema de exploração e manter os alojamentos onde as vítimas viviam. De acordo com a investigação, cinco alojamentos para exploração das travestis e transexuais ficavam em Uberlândia e outros três em Criciúma. Nessa quarta, também foram cumpridos seis mandados de interdição de alojamentos e alienação antecipada de bens.

Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), os alvos são apontados como integrantes da organização criminosa liderada por uma ex-vereadora de Uberlândia.

Outros pontos da investigação

Segundo o Gaeco, havia intercâmbio das travestis e mulheres trans entre os estados de Minas Gerais e Santa Catarina;

As vítimas ainda eram obrigadas a montar uma “poupança” para colocarem silicone com um grupo de médicos parceiros, que realizavam as cirurgias em clínicas clandestinas;

Os valores das próteses superfaturadas eram cobrados das vítimas diretamente pela líder da organização criminosa;

O esquema criminoso erauma forma de submeter as mulheres trans e travestis ao esquema de exploração, com a promessa de ‘feminilização’ de seus corpos”.

Fonte: G1

Leia mais:

Operação que investiga trabalho análogo à escravidão é realizada em Criciúma

Você também pode gostar