Notícias de Criciúma e Região

Inscrições no Prêmio Acic de Matemática podem ser realizadas até 26 de maio

Nove municípios já aderiram ao prêmio

Estão oficialmente abertas as inscrições de alunos no Prêmio Acic de Matemática. A participação poderá ser assegurada pelas escolas até o dia 26 de maio, por meio do site da Associação Empresarial de Criciúma – Acic (https://www.acicri.com.br/escola/login). O cronograma foi divulgado no lançamento da sétima edição do concurso, realizado na última quinta-feira, dia 4,  na sede da entidade empresarial.

A retirada das provas da primeira fase, na Acic, deverá ser feita de 9 a 11 de agosto, pois a aplicação nas escolas está prevista para 15 de agosto. A entrega dos cartões-respostas, pelas Secretarias de Educação, no caso das unidades de ensino das redes municipais, e pelos diretores das escolas estaduais deverá ocorrer até as 12 horas do dia 16 de agosto.

A divulgação dos classificados para a segunda etapa está programada para 11 de setembro. Já a aplicação das provas está marcada para o dia 23 de setembro. A relação dos premiados estará disponível no site da Acic em 16 de outubro, com o evento de premiação aos alunos em data a ser confirmada.

Nove municípios já aderiram ao Prêmio

Escolas públicas municipais e estaduais de nove municípios da Região Carbonífera fizeram a adesão ao PAM – Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso – o equivalente a 108 unidades escolares e 17.735 alunos.

 “Essa adesão mostra que o Prêmio está consolidado e o quanto as edições anteriores marcaram definitivamente a vida dos participantes”, entende a professora Marlene Pires, coordenadora do projeto. Demais municípios interessados terão até 26 de maio para fazer a adesão.

“O Prêmio Acic de Matemática é uma oportunidade para motivar e promover novos estudos e aprendizagens, valorizando essa área de formação, descobrindo novos talentos, direcionando-os para um futuro de mais oportunidades e desenvolvimento humano e profissional”, reforça o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

Lançamento

A cerimônia de lançamento do 7º PAM contou com a presença de autoridades da área educacional, como a presidente do Colegiado de Educação da Amrec, Rose Reynaud Mayr. “O Prêmio começou com um projeto piloto e cresceu gradativamente. A Acic não mediu esforços para que esse crescimento. Precisamos agradecer muitíssimo à entidade pelos investimentos e ações que promove para o desenvolvimento da Educação”, declarou.

Também presente ao evento, a coordenadora regional de Educação de Criciúma, Ronisi Guimarães, ressalta a importância de os coordenadores pedagógicos, gestores escolares, professores e pais estimularem a participação dos estudantes no concurso. “Enxergamos o Prêmio como uma oportunidade aos nossos alunos e incentivamos que participem de momentos como esse, que podem ser decisivos nas suas vidas”, aponta.

Da mesma forma, o secretário de Educação de Criciúma, Celito Cardoso, entende que o PAM configura-se para o município como um instrumento de avaliação do ensino-aprendizagem. “A Acic inova este ano, com a participação somente de alunos da rede pública, oportunizando saber onde estamos e como podemos elevar esse nível”, considera.

Formação

Além de envolver os estudantes, o PAM disponibiliza formação aos educadores, que será conduzida pelos professores Carmem Suzane Comitre Gimenez e José Luiz Rosas Pinho. Serão ao todo quatro encontros, realizados entre os meses de maio e julho.

“A orientação para os professores é de que sempre ouçam os alunos, o que eles têm a dizer, as ideias e as perguntas. Para a resolução de problemas matemáticos, é preciso usar estratégias e também a criatividade. A Matemática exige análise, raciocínio e através de iniciativas como o Prêmio Acic conseguimos estimular isso”, avalia Pinho.

Você também pode gostar