Notícias de Criciúma e Região

Inovação Social incentiva o empreendedorismo e transforma realidades

Abadeus impulsiona empreendedorismo local com novo projeto junto à Fapesc . Projeto foi apresentado durante o Café com inovação, nessa terça-feira, dia 15

Você já ouviu falar inovação social? O termo surgiu em 2003, através do Stanford Social Innovation Review, que conceituou a inovação social como “o processo de inventar, garantir apoio e implementar novas soluções para necessidades e problemas sociais, dissolvendo fronteiras e intermediando o diálogo entre os setores público, privado e o terceiro setor” . A Associação Beneficente Abadeus é pioneira em inovação social em Santa Catarina e faz parte do  núcleo de inovação social do Estado. “Criar soluções sociais está no nosso DNA”, diz a diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.  O Centro de Inovação da instituição e os projetos desenvolvidos foram apresentados nessa terça-feira, dia 15, durante o1º Café com Inovação que contou com a participação de jornalistas da região.  “Nossa missão é propor soluções sociais que gerem impacto”, ressalta a diretora.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

No Brasil, 38% da população, ou seja mais de 81 milhões de pessoas está em situação de vulnerabilidade socia. “Em SC são mais de 1 milhão de pessoas nessa condição. O que podemos fazer para reduzir esses índices?”,  questiona Shirlei.  Com esse propósito a institução criou o Centro de Inovação Social, único em SC, com a proposta de desenvolver a consciência digital, oferecer educação tecnológica e aprimorar as habilidade humanas e interpessoais. “Quais as competências que o profissional precisa entregar para um mercado de trabalho em constante transformação e com profissões que ainda nem existem? Esse é nosso desafio”, explica o gestor de inovação da Abadeus, Maicon Jung Canever.

Atualmente são 468 alunos sendo capacitados em linguagem robótica, parcerias e outros projetos na área da tecnologia e inovação. “Precisamos descentralizar a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo. Levar infraestrutura e qualidade de ensino para as comunidades. Isso é dar oportunidade a todos”, finaliza.

Inovação Social incentiva o empreendedorismo e transforma realidades

Gestor de inovação da Abadeus, Maicon Jung Canever

 

Abadeus impulsiona empreendedorismo local com novo projeto junto à Fapesc 

 

A Associação Beneficente Abadeus teve o projeto “Comunidades Empreendedoras e Inovadoras” aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). O programa foi um dos 20 contemplados no estado em 2021 e recebeu recurso de R$ 99.730,00. A proposta é aplicar esse montante para criar e desenvolver a cultura de empreendedorismo e inovação dentro das comunidades atendidas pela entidade.

“Esse projeto ratifica o reconhecimento da Abadeus como uma instituição de inovação social pela Fapesc, e nos permite, por meio do Centro de Inovação Social da Abadeus (Cisa), cumprir o propósito de difundir a cultura de empreendedorismo e inovação junto ao público atendido, propondo soluções com foco nos pequenos negócios, capacitando empreendedores locais nas comunidades e dando suporte para o crescimento dos negócios”, comenta a diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.

Em 2021, a Fapesc beneficiou 20 projetos por meio do edital de fomento às ações de ativação dos ecossistemas regionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) e de desenvolvimento à cultura de empreendedorismo e inovação nas diversas regiões de Santa Catarina. Entre eles, está o Comunidades Empreendedoras e Inovadoras, da Abadeus.  

 “Queremos que os projetos conectem esses habitats de inovação com os centros de inovação e com as entidades que fazem parte desse ecossistema. O nosso objetivo é trazer cada vez mais empreendedores para dentro deste ecossistema, gerar oportunidades, gerar discussão, aproximação e novas conexões”, explica o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen.

Inovação Social incentiva o empreendedorismo e transforma realidades

Projeto foi apresentado para a imprensa

Comunidades Empreendedoras e Inovadoras 

O foco do projeto da Abadeus é criar e desenvolver a cultura de empreendedorismo e inovação dentro das comunidades atendidas, gerando impacto social, empoderamento dos cidadãos com foco na construção de comunidades sustentáveis, promovendo a transformação social e impulsionando a integração do ecossistema de inovação e empreendedorismo local.

Na prática, serão selecionados 10 negócios que se enquadrem como microempreendedor individual (MEI) ou microempresa (ME), para apoiar o crescimento, por intermédio de programa de aceleração. Além disso, mais cinco ideias inovadoras de negócios devem ser apoiadas, desde a construção do modelo, entrada no mercado até a formalização.

“Dentro dessa jornada, os negócios terão acesso a capacitações sobre diversos temas que envolvem o autodesenvolvimento do empreendedor, finanças, marketing e vendas, além de consultorias individuais com especialistas que irão ajudar os empreendedores nos desafios do negócio. Eles ainda vão contar com rodada de negócios, feira de empreendedorismo, aproximação com lideranças empresariais e com o ecossistema de inovação local”, revela o gestor de inovação da Abadeus, Maicon Jung Canever.

Inovação Social incentiva o empreendedorismo e transforma realidades

Centro de Inovação Social da Abadeus é pioneiro em SC

 

Como participar?  

Aqueles interessados em participar do projeto devem ler o edital e se inscrever por meio do link a seguir: https://bit.ly/3ofipeg. As inscrições vão até o final de fevereiro. Todas dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail: [email protected] ou em contato com o gestor de inovação pelo telefone (48) 99816-7043.

Os candidatos aprovados no projeto vão receber um calendário com a programação das aulas (presenciais e à distância). Essa etapa está programada para ocorrer entre março e junho, duas vezes na semana no período da noite.

As aulas presenciais vão acontecer na Abadeus, no Cisa. Já no EAD, os participantes poderão acessar de casa ou ir até a instituição para usar os computadores. Além disso, as consultorias serão agendadas individualmente com cada negócio, com foco nas principais dificuldades.

Colaboração: NZBT Comunicação

Você também pode gostar