Notícias de Criciúma e Região

Início de atendimento 24h para crianças no Hospital São Donato esbarra na falta de médicos

Apesar da aprovação do repasse de R$2,3 milhões da Prefeitura de Içara para o custeio da atendimento 24h pediátrico no Hospítal São Donato, em Içara, serviço aguarda contratação de médicos pediatras

No início desta semana, a Câmara de Vereadores de Içara aprovou o repasse de R$ 2,3 milhões da Prefeitura do município para a Fundação Social Hospitalar de Içara, mantenedora do Hospital São Donato. O valor é para o custeio do funcionamento do atendimento de urgência e emergência 24horas para crianças. Porém, apesar de a obra já estar concluída, a falta de médicos está impossibilitando o início dos trabalhos no pronto-atendimento pediátrico.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“É um convênio para montar o serviço 24horas de pediatria. O hospital fez a obra física com dois consultórios, leitos de observação, posto de enfermagem com recursos próprios e o Município irá bancar o plantão pediátrico 24 horas. Só que não conseguimos fechar a escala. Tínhamos alguns médicos pediatras comprometidos conosco, mas na hora da contratação não fecharam”, comenta o diretor-administrativo do Hospital, Júlio De Luca.

Uma reunião com profissionais de fora da região será realizado no dia 20 deste mês, para tentar uma solução para o problema. Com os recursos para manter o novo atendimento assegurados pela Prefeitura de Içara, o término da contratação da equipe que irá atuar no pronto-atendimento pediádrico é o que falta.

“Não adianta contratar só pediatra. Tem que ter plantão sobreaviso de cirugião pediátrico. Porque se chega um criança e precisa de cirurgia como fica? Vai transferir para outro hospital? A coisa não é simples como se pensa. É muito complexa essa situação e não conseguimos pediatra. Tem até um número expressivo de pediatras na região, mas é muito difícil que queiram trabalhar na porta de um um pronto socorro de um hospital”, explica De Luca.

Em junho, a maternidade do Hospital São Donato chegou a ficar ao menos um dia sem atendimento, devido, também, a falta de médicos na escala. No caso em questão, um dos profissionais que faria o plantão na unidade teria sofrido um acidente. Sem médicos para ‘cobrir’ o horário, a maternidade teve de ser fechada, voltando a abrir no dia seguinte após uma reunião e reorganização das escalas e desde então segue aberta sem interrupções.

Crescimento do Hospital São Donato

 

No projeto de lei ordinária PE/19/2022, aprovado na Câmara, que autorizou o repasse do valor, o Poder Executivo destaca que o Hospital São Donato vem em constante crescimento e ampliando os serviços. Além da nova área de pediatria que busca se implantar. Há mais quatro complexos onde serão instalados um novo centro cirúrgico, um setor de imagem, uma clínica cirúrgica e uma clínica de hemodiálise.

Além disso, o Prefeitura destacou que o Hospital realiza em torno de quatro mil atendimentos/mês, todos disponibilizados pelo SUS.

Você também pode gostar