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Critérios importantes para observar em um candidato

A mídia e a propaganda são ferramentas essenciais mas, isoladas, são insuficientes na hora de vencer uma eleição. É necessário mais do que uma propaganda bonita, com belos textos e gravação digna de cinema. É fundamental que o candidato reflita no imaginário de seu eleitor a capacidade que afirma possuir.

E como deixar uma marca positiva em uma corrida tão, relativamente, curta?

Transmitindo, acima de tudo, segurança. Este critério é fundamental em um líder. Hora de observar quais as prioridades do candidato e como ele as defende. Há segurança em sua retórica ou muita hesitação? Os argumentos são sólidos ou transmitem certa superficialidade?

Não há tempo para hesitar. A corrida é curta, veloz e exige precisão.

Outro critério indispensável é ter a capacidade de comunicar com otimismo. A confiança na vitória é uma injeção de ânimo, ela tem o dom de atingir quem está próximo como uma onda. Ser otimista inspira e engaja. Você se sente inspirado por seu candidato e por suas propostas?

Credibilidade: pré-requisito básico em uma candidatura. A credibilidade não se comunica somente por meio de uma atitude, ela é formada por ações, palavras, postura e gestos e, tudo isto, deve ser avaliado conjuntamente.

A credibilidade é o que faz com que o eleitor confie nas notícias transmitidas pelo candidato, esta qualidade lhe oferece o crédito de fonte de informação.

Se não há credibilidade ou se ela foi manchada, as chances de vitória serão ínfimas.

Não esqueçamos da equipe de campanha, esta deverá, também, comunicar estes requisitos. Afinal de contas, ela reflete a imagem de seu candidato; ela se veste das qualidades e propostas que ele defende, portanto, sua conduta deverá ser exemplar.

Como é a equipe que circunda seu candidato, você já prestou atenção nisto?

E você, candidato, está em sintonia com sua equipe?

Mais do que veicular uma imagem forte em uma propaganda cinematográfica, o fundamental é construir efetivamente estes valores e, através deles, conquistar a confiança de seu público.

Ainda há tempo, para você eleitor, revisitar seus próprios julgamentos, definir requisitos indispensáveis e confirmar qual opção se encaixa melhor em seus valores.


Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em etiqueta e pós graduanda em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.
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