Governo e Alesc entregam equipamentos à Polícia Militar

A governadora interina de Santa Catarina, Daniela Reinehr, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal, entregaram uma chave ao comandante geral da Polícia Militar, coronel Dionei Tonet, em ato simbólico realizado na frente da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, 31. A atividade marcou a solenidade de entrega de viaturas, armamentos e equipamentos de proteção individual à Polícia Militar adquiridos pelo governo do Estado de Santa Catarina com recursos de indicações de emendas parlamentares dos deputados estaduais.

 Com investimento total de R$ 11,4 milhões, as novas viaturas e equipamentos devem ser utilizados em atividades de policiamento ostensivo, tático, de trânsito, da Rede Catarina de Proteção à Mulher e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), conforme justificativa das emendas apresentadas por 23 deputados. Esses insumos vão atender as necessidades de 38 municípios catarinenses.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Os equipamentos são importantes para a recuperação da capacidade operacional da PM”, disse o comandante Tonet, frisando que a corporação precisa de veículos em boas condições e de armamentos de qualidade para enfrentar a criminalidade. O coronel destacou que, para 2021, houve um incremento de mais R$ 23 milhões em indicações de emendas parlamentares com essa finalidade.

 A ação conjunta da Assembleia Legislativa com o governo do Estado demonstra os esforços comuns que precisam ser feitos em prol do estado, na opinião da governadora interina. “Que parcerias como essa sejam perenes, o diálogo seja constante e a as ações sejam cada vez mais intensas em favor do nosso estado.” Aos policiais, Daniela Reinehr desejou que façam bom uso dos equipamentos e tenham um bom ano. “Que tenhamos muita resiliência para enfrentar esses momentos difíceis”, refletiu.

 O presidente da Assembleia Legislativa afirmou que o ato de entrega dos veículos e equipamentos “simboliza, acima de tudo, a sensibilidade deste Poder em entender o que realmente os municípios precisam lá na base, em cada região”. Para ele, a emenda parlamentar é a ferramenta mais precisa de distribuição do recurso do governo porque os deputados representam os quatro cantos de Santa Catarina, do menor município ao mais populoso. “Esse apoio e suporte por parte dos parlamentares dá fôlego ao município”, disse Mauro De Nadal.

 O presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Clenilton Pereira, que é prefeito de Araquari, manifestou gratidão aos parlamentares pelo investimento na melhoria da segurança nos municípios. “Sou muito grato a cada deputado que olha para nós de maneira diferente e trabalha dia e noite para que o nosso município tenha, lá na ponta, a qualidade de vida que merece.”

 Violência contra as mulheres

O presidente Mauro De Nadal destacou que todos os índices de criminalidade no estado estão caindo, com uma exceção. “Nos entristece que o único índice que tivemos elevação foi o feminicídio.” Ele informou que, no período da tarde, por iniciativa da Bancada Feminina, será instalado no Parlamento catarinense o Observatório da Mulher, em parceria com diversos poderes e organizações. A intenção é que o trabalho do observatório, com a compilação de informações, ajude na criação de políticas públicas mais assertivas para garantir a devida proteção das mulheres.

 Daniela Reinehr elogiou a ação das deputadas. “São muito importantes todas as ações que as deputadas de Santa Catarina estão fazendo buscando alternativas para eliminar a violência contra a mulher”, concluiu a governadora interina.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo. Inscreva-se agora!

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.