Notícias de Criciúma e Região

Funcionários dos Correios entram em greve por tempo indeterminado

Seguindo o movimento nacional, os servidores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) de Criciúma e região, entraram em greve por tempo indeterminado, na noite de ontem, 17, a partir das 22 horas, após realização de uma assembleia.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Mas na prática as paralisações nas unidades do Sul tiveram início, às 7 horas, da manhã desta terça-feira, 18.

O dirigente do Sindicato dos Correios de Santa Catarina, Jeferson da Rocha, informa que a média de adesão em nível de estado está em 65%, mas acredita que no decorrer do dia o número irá aumentar. “A greve está mais forte no setor operacional, entre os carteiros e atendentes. Já que não tem diálogo com a empresa, tivemos que paralisar, pois é a única arma que nós trabalhadores temos”, aposta.

 Reivindicação

A reivindicação da categoria é para a manutenção do acordo coletivo em sua integralidade e o reajuste da inflação. “Estávamos em negociação desde julho com a empresa, mas ela desconsiderou a pauta de reivindicações da categoria”, disse ele.

Conforme o dirigente sindical, a proposta da empresa é a exclusão de 70 cláusulas do acordo coletivo que possui 79 cláusulas. Ainda segundo ele, na prática a exclusão das cláusulas do acordo, representa uma redução salarial de cerca de 40% no salário do trabalhador dos Correios. “Isso se torna insuportável e injusto para os trabalhadores, já que estamos dia a dia no sol e na chuva, carregando a empresa nas costas. Estamos sofrendo um processo de sucateamento da empresa e desde de 2011, sem concurso público para repor a força de trabalho e tudo isso reflete na qualidade dos serviços prestados”, finaliza.

Você também pode gostar