Notícias de Criciúma e Região

Escolas municipais se preparam para volta às aulas

Profissionais passam por capacitação e unidades de ensino recebem melhorias

Faltam poucos dias para o início das aulas na Rede Municipal de Ensino de escolas de diversas cidades da região.  Antes de dar início ao ano letivo, os municípios estão preparando seus profissionais com capacitação, preparando a metodologia de ensino, reformando escolas, como também, com ações de cuidados pensando na pandemia. Acompanhe:

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Em Balneário Arroio do Silva, gestores, equipe pedagógica e secretárias das unidades de ensino participaram de uma capacitação ao longo desta quinta-feira, 3. O curso foi ministrado por Amarildo Passos e teve o acompanhamento da secretária de educação, Dayane de Freitas Leonardeli. As aulas na rede municipal de Balneário Arroio do Silva iniciam no dia 21 de fevereiro; com exceção da Escola Municipal Jardim Atlântico que terá o início das aulas no dia 03 de março. Este primeiro dia foi direcionado aos profissionais da linha de frente da gestão. O curso de formação para professores inicia na segunda-feira, dia 14.

As aulas na rede municipal de Balneário Arroio do Silva iniciam no dia 21 de fevereiro

O prefeito Evandro Scaini marcou presença na capacitação e registrou as melhorias e os investimentos que estão sendo feitos na educação, em especial na Escola Jardim Atlântico. “A maior escola da rede municipal está recebendo uma reforma geral e sendo repaginada para atender melhor os alunos. Além disso, as demais unidades também estão recebendo atenção e sendo equipadas. Os investimentos continuam e a busca por mais conquistas também. Teremos um ano com muitas coisas boas”, disse ele.

 

Mudanças na metodologia de ensino

Cocal do Sul prepara mudanças em sua metodologia de ensino neste ano. A partir de agora, os alunos de 1º ao 9º ano contarão com as apostilas do Sistema Educacional Família e Escola (Sefe). As aulas da rede municipal de ensinam retornam no dia 14 de fevereiro, no entanto, as escolas já estão abertas e a Secretaria de Educação já está se organizando para a retomada do ano letivo de 2022.

Alunos contarão com as apostilas do Sistema Educacional Família e Escola (Sefe)

Os profissionais da educação retornaram aos trabalhos na última segunda-feira, 31. Do dia 7 ao dia 11, todos passarão por uma formação continuada. “Pais e responsáveis que precisarem tirar dúvidas ao longo desta semana, as portas das escolas estarão abertas para orientar a todos”, destacou o secretário municipal de educação, Luis Carlos de Melo.

 

Cuidados de higiene no combate a Covid-19

Professores, diretores e funcionários da Rede Municipal de Educação de Maracajá participaram ontem, 2, da cerimônia de abertura do ano letivo de 2022. O evento aconteceu no Centro de Eventos do Parque Ecológico, e contou com palestra motivacional e apresentação musical educativa. As merendeiras e serventes também participaram de uma capacitação onde receberam orientações de uma nutricionista.

 

Evento aconteceu no Centro de Eventos do Parque Ecológico

O ano letivo para os estudantes das três escolas e do Centro de Educação Infantil inicia na próxima segunda-feira, dia 7. Segundo o diretor de Educação, Daniel de Souza, as escolas já estão sendo preparadas para o retorno, tanto na parte estrutural, quanto nos cuidados de higiene no combate a Covid-19. “Será mais um ano desafiador a todos nós devido ao novo pico da pandemia. Mas, assim como no ano passado, tenho certeza que unidos vamos conseguir realizar um bom trabalho”, comentou.

 

Em Içara, ano letivo inicia na segunda, dia 7

Os professores que vão lecionar neste ano em Içara, foram recepcionados pela Secretaria de Educação, Ciências e Tecnologia na tarde de ontem, 2, no auditório da igreja Matriz São Donato. Os 450 profissionais vão atuar em 47 escolas da rede municipal de ensino, atendendo mais de sete mil alunos do ensino infantil ao ensino fundamental ll. O ano letivo inicia na próxima segunda-feira, dia 7, já os professores realizaram reuniões de planejamento nas escolas nesta quinta e sexta-feira, dias 3 e 4.

No total 450 profissionais vão atuar em 47 escolas da rede municipal

Com a temática “Identidade, propósito e emoções”, o coaching e consultor na área da educação, Geancarlos Farinon, palestrou para os profissionais. “Estamos fazendo diversas formações para nossos profissionais, colocando em prática projetos como o Içara Ensina Mais, reformando e equipando aos poucos as escolas, fornecendo a partir deste ano material escolar para os professores e alunos, tudo está sendo pensado com muito carinho por uma equipe dedicada”, disse a secretária de educação, ciência e tecnologia Rose Reynaud.

 

Escolas passam por reparos

Em Nova Veneza, os últimos detalhes para receber os alunos no próximo dia 14, estão sendo definidos. O cenário nas 12 unidades escolares é com profissionais limpando, pintando e realizando reparos para o retorno dos 1600 alunos. “Estamos fazendo os reparos que sempre foram feitos em nossas escolas nessa época do ano. Nossa equipe já está nas unidades para verificar o que precisa ser feito de reparo, pintura e limpeza para que os alunos sejam recebidos com uma infraestrutura de qualidade no retorno às aulas”, destaca a secretária de Educação, Hérica Felisberto.

O cenário é de profissionais realizando reparos

Na próxima semana, entre os dias 7 e 11, a Secretaria realiza a semana pedagógica para os diretores, secretários, professores e auxiliares da educação infantil e fundamental do município. A secretária reforçou as medidas de prevenção contra a Covid-19. “Ainda estamos em uma pandemia e os cuidados permanecerão. Por isso, as escolas continuarão cumprindo todos os protocolos recomendados pela Secretaria de Saúde, mantendo os cuidados de higiene como lavar as mãos, álcool em gel e uso obrigatório das máscaras”, comentou.

 

Formação para os profissionais

Seminários acontecem entre os dias 8 e 10

Em Imbituba, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, montou um cronograma de formação para os profissionais com seminários que acontece entre os dias 08 e 10 de fevereiro. O objetivo é dar continuidade a atualização da proposta curricular do município. A formação contará com a parceria do Senac.

 

Você também pode gostar