Notícias de Criciúma e Região

Equipe da Unesc vence maior competição de empreendedorismo do Brasil

"Filhos de Hermes" foi a grande campeã do Reuni Challenge 2022 em Lages

Com a proposta de criação de uma plataforma virtual capaz de diminuir as filas para cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS) que a equipe  “Filhos de Hermes” da Unesc foi a grande campeã do Reuni Challenge 2022. A competição é considerada a maior de Empreendedorismo Universitário do Brasil.

A grande final teve provas ao longo do fim de semana, nas dependências do Centro de Inovação Luiz Henrique da Silveira, localizado no Orion Parque Tecnológico, em Lages. Nove equipes disputavam o prêmio e o resultado foi divulgado já no entardecer de domingo, dia 25.

A equipe da Unesc apresentou todos os argumentos, dados e subsídios capazes de convencer um rigoroso grupo de avaliadores sobre a viabilidade da proposta intitulada “Hipp”. Concorrendo com mais de 40 ideias de instituições de ensino superior públicas, privadas e comunitárias toda Santa Catarina, a equipe da Unesc foi a grande campeã e recebeu o título de Universidade mais empreendedora do estado, além de R$ 10 mil para viabilizar a proposta, com direito a mentoria Orion Parque.

“Filhos de Hermes” foram os campeções do Reuni Challenge – Foto: Decio Batista/Unesc

“Estamos extremamente orgulhosos pelo resultado obtido e convictos de que esse troféu representa, de fato, o destaque do ecossistema de inovação e empreendedorismo da Universidade. Essa conquista é um case de como o Unesc Connect e a Graduação Multi, com foco na experiência e na resolução de problemas, se conectam para oferecer uma formação ainda mais empreendedora e inovadora aos nossos acadêmicos de vários cursos”, pontuou a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Além de garantir o título de Universidade mais empreendedora de Santa Catarina para a Unesc, a equipe “Filhos de Hermes” aborda um tema que coaduna com o papel de Universidade Comunitária e torna o trabalho ainda mais cheio de significado.

“Visualizamos um grande potencial na proposta apresentada e, principalmente, nessas mentes envolvidas na elaboração, estruturação e apresentação de uma ideia que pode solucionar um grande problema do SUS em todo o país. É assim que se faz inovação, com um time multidisciplinar, com estudantes e mentores de todas as áreas do conhecimento atuando colaborativamente”, enalteceu a pró-reitora de pesquisa, pós-graduação, inovação e extensão, Gisele Coelho Lopes.

Pitcher de sucesso

A acadêmica de Direito da Unesc, Júlia Daminelli, a pitcher da equipe, ou seja, a apresentadora do grupo, usou a experiência da participação no Reuni 2021, quando estava na equipe que garantiu o terceiro lugar, e, mais uma vez, usou da retórica para transmitir aos jurados o valor da proposta do time. “Estamos todos muito emocionados e felizes com mais essa conquista. O pessoal deu o suor, deu o sangue, e trouxemos esse troféu para casa, agora do primeiro lugar”, comemorou.

Quem também explodiu de alegria e emoção foi o professor mentor Gian Marangoni, orientador da turma. “Ganhamos o primeiro lugar, mas isso aqui não é o mais importante. O principal foi o que passamos nesses dois últimos finais de semana, em um movimento que se deve, em muito, aos nossos estudantes. Gostaria de agradecer à reitoria pelo apoio e incentivo para que essas iniciativas aconteçam dentro dos espaços universitários. Desejo que, cada vez mais, o empreendedorismo e a inovação estejam à frente dessas questões que são muito importantes para a sociedade atual”, vibrou.

“Filhos de Hermes” foram os campeções do Reuni Challenge – Foto: Decio Batista/Unesc

 


Sobre o Reuni

O Reuni Challenge é a maior competição estadual voltada para o desenvolvimento de soluções que possam ajudar a construir um mundo melhor. O desafio deste ano foi a criação de uma proposta que solucionasse objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU).

Neste ano, a competição envolveu cerca de 375 inscritos, 44 equipes, 30 avaliadores, 77 mentores e 37 universidades, com 500 pessoas envolvidas para a realização do evento. Desde o início, o Reuni já recebeu mais de cinco milhões de impressões nas redes sociais.

O projeto tem como objetivo conectar os Centros de Inovação do estado, criando a maior competição de Empreendedorismo Universitário do Brasil, estimulando a criatividade e a concorrência entre as instituições e propiciando aos estudantes colocar em prática o capital intelectual adquirido na academia.

 

Você também pode gostar