Entenda porque o túnel do Morro do Formigão precisou ser fechado

O trafego no Túnel do Morro do Formigão, localizado no km 338 da BR-101 em Tubarão, foi liberado na manhã desta sexta-feira, 8. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Desta forma, os usuários voltaram a contar com as duas pistas do Túnel no sentido Sul da rodovia.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Em razão do tempo necessário para secagem do pavimento, que depende de período sem chuvas na região, melhorias na sinalização do Túnel serão executadas na próxima semana.

O que foi feito

Houve a necessidade de interrupção do tráfego de veículos pelo Túnel do Morro do Formigão em razão da execução de reparos no pavimento rígido. Para tanto, foi implantado um desvio, com uma das pistas da BR-101l sentido Sul/Norte sendo revertida para sentido Norte/Sul. Foram demolidas as placas de concreto com trinca para atender a vida útil de projeto do pavimento, que neste caso é de 20 anos.

O DNIT aplicou o dispositivo no Art. 618 do Código Civil, da Lei de Licitações 8.666/93 e da orientação técnica OT-IBR 003/2011, que tratam sobre a responsabilidade da empresa pela estabilidade das obras durante o prazo de cinco anos. Portanto, não houve custo financeiro para o DNIT para a realização destes reparos.

O Consórcio responsável pela obra concluiu os trabalhos de construção do Túnel do Morro do Formigão no início de 2015, tendo sido aberto ao tráfego em julho do mesmo ano.

#Trânsito liberado, BR-101, Morro do Formigao