Notícias de Criciúma e Região

Empresas de Criciúma e região recebem Selo ODS 2022

Também foram apresentados os novos signatários do Movimento Nacional ODS Santa Catarina

Empresas integrantes do Comitê ODS Criciúma que cumpriram com os compromissos de adesão ao Movimento Nacional ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) Santa Catarina no ano de 2021, receberam nesta quarta-feira, 13, o Selo ODS 2022. A cerimônia aconteceu no Teatro do Bairro da Juventude e no total, 28 signatários receberam o selo.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Com base nos relatórios de ações realizadas no ano de 2021, foi possível identificar os ODS têm mais ênfase em Criciúma e região. Com maior número de ações, em um empate que chegou a 10,56% do total de práticas, estão os ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis). Na sequência, está o ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), com 9,94%.

Destaque também para o ODS 3 (Saúde e Bem-estar), com 8,07% e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação), com 7,45%. Os ODS 5 (Igualdade de Gênero) e ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), também com empate, representam 6,83% das ações dos signatários em 2021.

Na sequência, aparecem o ODS 6 (Água Potável e Saneamento), ODS 10 (Redução das Desigualdades), ODS 9 (Indústria Inovação e Infraestrutura) e os demais.

A Farben Tintas de Içara aderiu ao programa no ano passado. No evento a empresa foi representada pela coordenadora de Controladoria da empresa, Eliane Cassemiro que destacou. “Já atuamos muito com ações sociais, só que tudo que é feito, não está organizado em relatório. Com a ODS, conseguimos organizar as ações”, fala satisfeita.

Coordenadora do Comitê Criciúma, Regina Freitas Fernandes

A coordenadora geral do Comitê Criciúma do Movimento Nacional ODS, Regina Freitas Fernandes, destaca que foi uma oportunidade para agradecer aos signatários pelo comprometimento com o desenvolvimento sustentável, como também, para apresentar os novos integrantes do Movimento. “Queremos que cada vez mais pessoas, empresas e organizações caminhem conosco, tendo em vista a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada”, disse ela.

Na ocasião, também foram apresentados os novos signatários do Comitê Criciúma do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

“Quanto mais fortalecidos estivermos em rede mais mobilização irá existir. O sentido desse encontro foi de gerar visibilidade, como também, engajar as pessoas e compreender a importância das ODS para atividades econômica e social”, destacou o representante do Comitê ODS Criciúma, Neto Nunes.

Evento aconteceu no Teatro do Bairro da Juventude

Atualmente, em Santa Catarina existem mais de 1 mil signatários do Movimento ODS, entre empresas, pessoas físicas, organizações de classe, organizações da sociedade civil, instituições de ensino e poder público, distribuídos em 85 municípios e articulados em 14 comitês. O Comitê ODS Criciúma é composto por 63 signatários.

Movimento ODS

O ODS é um movimento social de caráter apartidário, plural e ecumênico. Visa cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU (Organização das Nações Unidas) durante a 70ª Assembleia Geral realizada em 2015, em Nova York.

O intuito é facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no dia a dia das pessoas e nas práticas das organizações, mobilizando todos os setores da sociedade catarinense.

 

Você também pode gostar