Notícias de Criciúma e Região

Páscoa: uma doce fonte de renda extra com o artesanato

Trabalhos são realizados nos Clubes de Mães da Afasc

A aposentada Catarina Ronsoni, de 66 anos, aproveitou o dom que tem com o artesanato para ganhar uma graninha extra. Moradora do bairro Primeira Linha, em Criciúma, a idosa faz coelhos de Páscoa de tecido. “Consegui comprar os presentes dos netos com o dinheiro que ganhei nas vendas”, conta com alegria.

A idosa faz parte de um grupo de 35 mulheres do Clube de Mães da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc). A professora Albertina Bitencourt ensina as técnicas para as alunas e acompanhe de perto, prestando todo o suporte necessário.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Tudo é feito com amor, carinho e muita parceria. “Amo fazer o artesanato. Coloco muito amor em cada ponto. Ainda tenho muito para melhorar, mas tudo que faço é de todo o coração”, conta Catarina emocionada.

Coelhos feito por Catarina e colegas do Clube de Mães da Afasc – Foto: Greice dos Santos
Coelhos feito por Catarina e colegas do Clube de Mães da Afasc – Foto: Greice dos Santos

A aposentada começou a fazer os coelhos de Páscoa de artesanato durante a pandemia. Ela era costureira e teve um problema de saúde devido ao pó dos tecidos que trabalhava. Com isso, teve que parar de trabalhar e decidiu fazer os coelhos como um passatempo. “Minhas amigas e familiares viram, gostaram e começaram a encomendar. Isso que nem divulguei meu trabalho. Consegui comprar os presentes dos netos com o dinheiro que ganhei nas vendas”, lembra.

Em 2021 foi o ano que Catarina mais conseguiu vender. Ao todo foram 26 coelhos fabricados. Tudo é feito por ela, desde o molde até os detalhes finais. Ela confessa que fazer um coelho é trabalhoso e o custo é alto, mas a recompensa vem quando o trabalho é finalizado.

“Quando vejo o coelho pronto fico muito feliz com o resultado do meu trabalho. Pois não é fácil de fazer, mas é feito com muito carinho”, frisa.

Em 2021, Catarina produziu 26 coelhos – Foto: Greice dos Santos
Tudo é feito manualmente por Catarina, desde o molde ao detalhe final – Foto: Greice dos Santos

 Artesanato para presentear

Além de Catarina, as demais mulheres que participam do grupo também fazem artesanatos de Páscoa para presentear os familiares na data. As peças feitas por elas vão desde panos de pratos, enfeites de mesa e até guirlandas. Além da professora, as ideias dos artesanatos que são feitos também são trazidas pelas alunas.

“Quando é data comemorativa, como a Páscoa e o Natal, trago uma ideia de artesanato e a gente faz juntas. Elas sempre aceitam o que é dado como sugestão e adoram fazer. Fico muito feliz de ver os resultados”, explica a professora.

Mulheres que fazem parte do Clube de Mães da Afasc do bairro Primeira Linha – Foto: Greice dos Santos

Aulas na Afasc

Catarina participa do Clube de Mães da Afasc há mais de 20 anos. Todo o trabalho realizado pelo grupo é acompanhado por Albertina Bitencourt, que é professora de artesanato na Afasc há nove anos.

“Amo fazer meu trabalho, é uma satisfação. Nas aulas todas as alunas se ajudam, pois como são muitas, as vezes não dou conta sozinha. Todas são parceiras e acabam criando uma amizade muito legal”, comenta a professora.

Os encontros de Clube de Mães da Afasc acontecem uma vez por semana e conta com 143 grupos espalhados pelos bairros de Criciúma. Instruídas por monitoras, as participantes confeccionam trabalhos artesanais e desenvolvem atividades que fomentam o processo de aprendizagem nos grupos.

Para ensinar as mulheres e coordenar as atividades nos Clubes de Mães, a Afasc disponibiliza 31 monitoras, que são capacitadas para realizar os trabalhos.

 

Você também pode gostar