Notícias de Criciúma e Região

Eclipse: ‘Lua de Sangue’ ocorre hoje e será visível em todo Brasil; confira

Eclipse Lunar deixará a 'Lua de Sangue' no final da noite deste domingo, dia 15, e madrugada desta segunda-feira, dia 16; fenômeno será visível em todo o Brasil

O final da noite deste domingo, dia 15 e madrugada de segunda-feira, dia 16, será marcada pelo uníco eclipse total da lua em 2022. Muito mais que isso, o fenômeno poderá ser visto de qualquer ponto do Brasil e da América do Sul. A previsão é que ele inicie por volta das 22h30.

📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Acontecerá de domingo para segunda. Será um belíssimo eclipse da Lua, onde poderemos ver o fenômeno do começo ao fim. Pena que será no início da semana e muitas pessoas não conseguirão ver já que trabalham cedo”, comenta o participante do Grupo de Astronomia Aglomerado Aberto, Fabio Maximo.

Próximo eclipse lunar toral que poderá ser visto po completo do Brasil será em 2029 – Foto: Divulgação/ON

A previsão é que o eclipse termina próximo das 6h de segunda-feira, dia 16. Sendo que a lua deverá ficar totalmente coberta pela sombra da terra entre 00h29 e 1h56.

“É um fenômeno que virão pessoas de vários países para ver. Na Europa, nos Estados Unidos não poderá ser visto por completo, como aqui”, comenta. “Única inconveniênica é a questão do horário que segunda-feira todo mundo retoma as atividades, a correria. Quem tiver possibilidade de levantar e acompanhar as partes chaves, momentos chaves do eclipse, com certeza vai ver um belíssimo espetáculo, eu fico fascinado”, completa Fábio.

Ao contrário do Eclipse Solar que é rápido, segundo ele, o Eclipse Lunar é mais demorado sendo que o auge do fênomeno dura em torno de uma hora. “Eclipse do Sol quando ocorre a totalidade, que é raríssimo, uma parte pequena consegue ver. Quando acontece é rápido. No caso da Lua na totalidade vamos ter 1h24 para olhar, quando entra em contato com a Umbra e começa a perceber a olho nu que a lua está sendo eclipsada. O evento todo deve durar 5h18”, explica Fábio.

Em Criciúma e em todo o Sul catarinense, a observação será possível caso as condições climáticas estejam favoráveis, sem a presença de nuvens no ceú. De acordo com a Epagri/Ciram, a previsão é de sol com nuvens no domingo, dia 15, e de céu limpo e ensolarado na segunda-feira, dia 16. O horário que inicia a parte do eclipse que poderá ser vista a olho nú será entre 23h27 e 1h53.

Veja os horários na tabela abaixo:

Confira os horários que o eclipse poderá ser visto em Criciúma em caso de tempo bom

Eclipse será transmitido ao vivo

 

De acordo com o Observatório Nacional (ON), o Eclipse total da Lua ocorre quando a Lua entra na sombra da Terra em um alinhamento entre Sol, Terra e Lua. No eclipse lunar total o satélite natural da terra fica com a coloração avermelhada, é a chamada “Lua de Sangue”.

O Observatório transmitirá o eclipse ao vivo pelos telescópios de seus parceiros do projeto O Céu em sua Casa: observação remota. A unidade de pesquisa  é  vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (ON/MCTI).

A partir das 23h15 será iniciada a transmissão ao vivo.

A tecnologista sênior do Observatório Nacional, Dra. Josina Nascimento, explica que quando um corpo extenso, como o Sol, ilumina outro corpo extenso ocorrem duas regiões de sombra: a penumbra e a umbra. No caso da penumbra, a sombra recebe luz de alguns pontos da fonte luminosa. Já a umbra é uma sombra que não recebe luz nenhuma da fonte luminosa.

Eclipse Lunar ocorre quando a Lua passa pela sombra da terra – Imagem: Nasa

“Quando a Lua entra na penumbra, temos um eclipse penumbral, quando entra em parte da umbra, temos um eclipse parcial e quando entra totalmente na umbra temos o eclipse total, quando a Lua fica ainda mais linda e avermelhada. Todo eclipse total passa pelas fases penumbral e parcial”, destaca Josina.

“Esse eclipse da Lua é triplo-total para os brasileiros: é eclipse total, totalmente visível em todo o Brasil. É totalmente visível porque a Lua estará acima do horizonte (e alta no céu) durante todas as fases do eclipse: penumbral, parcial, total, parcial e penumbral. O próximo eclipse total da Lua que poderá ser visto nessas circunstâncias aqui no Brasil será somente de 25 para 26 de junho de 2029. Vamos torcer para que o tempo fique bom e que possamos assistir esse fenômeno maravilhoso”, finaliza Josina.

Veja os horários:

P1= 22:32
U1= 23:27
U2= 00:29
U3= 01:56
U4= 02:55
P4= 03:50
*Horário de Brasília

P1 -> Hora do início da entrada da lua na região da penumbra
U1-> Hora do início da entrada da lua na região da UMBRA
U2->Inicio da totalidade – momento a partir do qual a lua esta totalmente na UMBRA
Maximo – Metade do periodo da totalidade
U3- Hora em do inicio da saida da lua da região da UMBRA – fim da totalidade
U4 -Hora em do inicio da saida da lua da região da PENUMBRA
P4- Fim da saida da lua da região da PENUMBRA – Fim do Eclipse

Você também pode gostar