Notícias de Criciúma e Região

Dezembro Laranja: Prefeitura de Balneário Rincão oferecerá avaliação com dermatologista

Ação, alusiva à campanha de combate ao câncer de pele, acontece neste sábado, dia 16 de dezembro, na unidade de saúde do Centro

Atenta aos números projetados pelo Instituto Nacional do Câncer, o Inca, que prevê para Santa Catarina, um saldo de 14.510 novos casos de câncer de pele não melanoma (31,3% do total de casos de câncer no Brasil, sendo o que mais acomete os brasileiros), em 2023, a Prefeitura de Balneário Rincão, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove uma ação especial, neste sábado, dia 16, alusiva à campanha do Dezembro Laranja. 

Na programação especial, que acontecerá das 8h30 às 11h30, na unidade de saúde do Centro, a população terá à disposição uma avaliação com o dermatologista Dr. Paulo Henrique Martins. “Reforçar os cuidados com a saúde da pele e lembrar os perigos com o excesso de sol é fundamental neste momento em que estamos entrando no verão, por isso nossa Rede Municipal abraça a campanha do Dezembro Laranja, como faz com todas as outras campanhas de conscientização e, organiza ações para levar esse cuidado e as orientações necessárias aos nossos usuários”, destaca a Secretária de Saúde do Balneário Rincão, Daiane Cardoso. 

Fatores de risco

Conforme o dermatologista Paulo Henrique Martins, como todo tipo de câncer, o quanto antes detectado, maiores são as chances de cura. “O câncer é uma doença multifatorial, mas cerca de um terço pode ser prevenido. No caso do de pele, a exposição solar inadequada está entre os  fatores de risco e o verão aumenta esse risco porque as pessoas ficam mais expostas e por mais tempo ao sol”, salienta.

Ele ressalta que o uso periódico do protetor solar é fundamental para proteger a pele contra o câncer. Mas é necessário saber qual proteção é a mais indicada para cada pele. “Cada pele tem uma indicação diferente de filtro solar principalmente em relação ao nível de proteção. O importante é sempre passar mesmo em dias não ensolarados e mesmo em locais onde a luz é artificial como nas casas e escritórios”, afirma. E acrescenta: “Na praia ou piscina onde a exposição é mais intensa, o uso também deve ter seu cuidado redobrado e ser reaplicado a cada 2-3 horas”, afirma a médica.

Tratamento

O especialista explica que há dois tipos de câncer de pele, o não melanoma, que ocorre principalmente em áreas mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas, e o melanoma, que tem origem nos melanócitos, células que produzem a melanina, o pigmento que dá cor à pele. O diagnóstico é feito por uma avaliação dermatoscópica e confirmado na análise da biópsia (se necessário). Conforme o dermatologista,  geralmente, o tratamento é feito com a cirurgia para a retirada da lesão. 

Sinais

O ideal é que a doença, para ser combatida a contento, seja descoberta em seus primeiros estágios. Mas é preciso saber identificar os sintomas iniciais. “Os sinais mais típicos do câncer de pele estão relacionados a manchas, nódulos ou úlceras que podem surgir na pele com características específicas”, observa. 

As principais características destas manchas e lesões:

A – Assimetria nas laterais;

B – Bordas irregulares;

C – Cores diferentes e várias na mesma pinta;

D – Diâmetro aumentado;

E – Evolução, aumenta de tamanho com o passar do tempo.

Você também pode gostar