Notícias de Criciúma e Região

Desfile de 7 de setembro: Movimento Negro e família alvo de ação da PM pedem justiça

Movimento Negro de Criciúma realizou ato contra o racismo e pediu justiça para família alvo de ação da PM

O Movimento Negro de Criciúma, juntamente com a família Damázio, realizou um novo protesto na manhã desta quinta-feira, dia 7. Durante o Desfile de 7 de setembro, representantes do Movimento Negro e da família entraram na Rua da Gente, no Parque das Nações e participaram do ato.

O protesto era contra o racismo e pedia justiça para a família que foi alvo de uma ação da Polícia Militar (PM) na última semana. Uma guarnição da polícia teria ido à casa por reclamações de som alto. Tiros de bala de borracha foram disparados e spray de pimenta foram utilizados na ação. A família denunciou os policias. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil e Ministério Público. Além disso, uma investigação foi aberta pelo comando do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) na corregedoria para averiguar a conduta dos policiais que alegam terem agido em legítima defesa, o que nega a família.

Foto: Especial/Portal Litoral Sul

“Minhas duas irmãs moram ali uma na casa da frente e outra na casa de trás. Não acontece isso, apenas, com a nossa família. Várias famílias já passaram por isso. No nosso caso foi a polícia. Porquê o policial segue a lei de não entrar sem autorização na casa do branco e na casa do negro toca o pé na porta?”, questiona Raquel Damázio da Costa, 58 anos, irmã das moradores da casa onde ocorreu a ação policial.

Raquel já morou no local  e destaca que a família vive há 60 anos no bairro Comerciário. “Foram 30 anos morando na outra casa na frente do Colegião e mais 38 anos morando naquela casa ali. Com isso nossa família já está há 65 anos, toda a nossa família. A polícia tinha que no mínimo se retratar e dar uma punição aos policiais. Já vi policial por muito menos ser punido”, afirma.

Leia Mais

MPSC instaura procedimento para apurar suspeita de abordagem racista pela PM em Criciúma

OAB-SC emite nota sobre ação da PM em casa de família em Criciúma

Ato antirracismo e por justiça é realizado em frente a casa de família alvo de ação da PM em Criciúma
Família denuncia racismo e abuso em abordagem policial, em Criciúma

 

 

Você também pode gostar