Notícias de Criciúma e Região

Delegado explica operação que apura fraude em licitação em Içara

A Polícia Civil divulgou um vídeo na manhã desta quinta-feira, dia 1º, em que o delegado, João Westphal, explica a operação 'Garau' realizada em Içara

Içara e Criciúma foram alvo da operação ‘Garau’ da Polícia Civil de Santa Catarina na manhã desta quinta-feira, dia 1º. Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em endereços públicos, como a Câmara de Vereadores de Içara, e privados. As ações visam apurar suspeitas de crimes de fraude à licitação, associação criminosa, uso de documentos falsos, dentre outros, em Içara. O alvo seria uma licitação do Samae em 2019.

Ainda na manhã desta quinta, a Polícia Civil divulgou um vídeo em que o delegado da Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção da Polícia Civil, João Westphal, explica a operação. Veja o vídeo: 

O Portal Litoral Sul procurou a Câmara de Vereadores, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria e o espaço segue aberto para manifestação. A Prefeitura de Içara informou que irá se manifestar ainda hoje e que as investigações envolveriam licitações de gestões anteriores. O espaço segue aberto.

A Prefeitura de Içara emitiu uma nota de esclarecimento, acompanhe abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A respeito da operação “Garau” da Polícia Civil desencadeada em Içara nesta quinta-feira, dia 1º, o Governo Municipal de Içara informa que:

1 – O processo licitatório que está sendo investigado é de outubro de 2019.

2 – O procurador geral do município, Emanuel Moreira, procurou espontaneamente o delegado da Delegacia de Combate à Corrupção da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC), João Westphal, e colocou a prefeitura à disposição para o fornecimento de informações e documentos que foram necessários à investigação.

3 – A primeira fase da investigação está concluída sem cumprimento de qualquer tipo de mandado nas dependências do Paço Municipal de Içara.

Leia Mais
Operação apura fraudes em licitação em Içara

Você também pode gostar