Anúncio

De Gianechini a Bella Thorne: saiba o que é pansexual

Não é de hoje que a orientação sexual de Reynaldo Gianecchini, 47, é tema de debate. A primeira vez que ele se manifestou sobre o assunto foi em 2019, em entrevista ao jornal “O Globo”.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Anúncio

“Já tive, sim, romances com homens”, contou na ocasião. “Demorei para falar porque isso esbarra sempre no tamanho do preconceito no Brasil. Mas agora é importante reafirmar a liberdade, por mim e por quem enfrenta repressão.”

Bella Thorne durante premiação do Coringa

Contudo, o ator negou ser gay e, de fato, já havia tido relacionamentos públicos com mulheres. O mais notório foi o casamento com a jornalista e atriz Marília Gabriela, 72. Seria o ator, então, bissexual?

Nesta semana, o galã afirmou que se drfine de outra forma. “Eu me considero tudo ao mesmo tempo”, contou em entrevista à agência de notícias EFE. “Se existir uma palavra para mim, então é ‘pan’ [pansexual], porque ‘pan’ é tudo’.”

Gianecchini se une assim a outros famosos, como Bella Thorne, Cara Delavigne, Miley Cyrus, Preta Gil e Bianca Andrade, a Boca Rosa, que também já admitiram publicamente que se identificam com essa orientação sexual.

Mas, afinal, o que é pansexualidade? Segundo Pedro HMC, criador do canal Põe Na Roda, especializado em informação e entretenimento LGBTQIA+, é a orientação sexual mais fácil de definir. “[São] pessoas que se atraem por pessoas”, conta no “Um Livro Para Ser Entendido” (Editora Planeta).

“Ao contrário dos bissexuais, pansexuais não se limitam apenas aos gêneros feminino e masculino, mas podem se interessar por todos os seres humanos, por exemplo, intersexuais, gênero fluido, travesti etc., rejeitando a limitação tradicional binária de gênero homem/mulher”, explica.

O autor também rejeita algumas concepções equivocadas que normalmente são vinculadas à pansexualidade. “É errada a ideia preconceituosa que se faz de que pansexuais se relacionariam com árvores ou animais”, afirma.

CONHEÇA OUTRAS ORIENTAÇÕES SEXUAIS:

Intersexuais – Antes eram chamados de hermafroditas. São aqueles que nascem com genitais masculino e feminino ao mesmo tempo (ou com uma combinação de ambos).

Gênero Fluido – Também conhecido como gender fluid. São pessoas que não se sentem nem homem nem mulher ou se sentem homem e mulher ao mesmo tempo.

 

 

Fonte: Folha de São Paulo

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo. Inscreva-se agora!

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.