Cubo Mágico revela talentos

Na tarde do último sábado, o Espaço do Empreendedor do Nações Shopping foi tomado por cerca de 100 estudantes para o 3° Campeonato Municipal de Cubo Mágico da Rede Municipal de Educação de Criciúma. Participaram do evento duas equipes dos Anos Iniciais e 13 equipes dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

O primeiro lugar foi conquistado pelas escolas Hercílio Amante na categoria Anos Iniciais e Ângelo De Luca na categoria Anos Finais. Além das medalhas, elas serão premiadas com a visita do mito do cubo mágico, Renan Cerpe, e do delegado da Associação Mundial de Cubo Mágico, Éder dos Santos. Ambos estarão em Criciúma em outubro participando da organização do campeonato oficial.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Scheila Serafim, o evento promoveu aprendizado e diversão para as crianças participantes. “Eles se envolvem muito e desde as etapas realizadas nas escolas mostraram que tinham muito potencial. Trabalhar com cubo mágico é maravilhoso porque fortalece a capacidade de memorização, a interação e o raciocínio lógico”.

Cada equipe foi composta por quatro competidores titulares que resolveram 12 ou 20 cubos tradicionais conforme a categoria em que foram inscritos. O regulamento foi organizado de acordo com campeonatos interescolares de São Paulo, que por sua vez, seguiram um modelo francês. “Percebemos que tem dado certo, eles esperaram por este momento e vieram bem preparados para competir”, explicou Scheila.

Bom desempenho

Julio Gabriel Vitali, ex-aluno da escola Érico Nonenmacher, fez uma apresentação especial resolvendo o cubo mágico em 14 segundos. Ele conquistou medalha de prata na modalidade 2×2 no campeonato oficial realizado na cidade, no ano passado. Destacou-se vencendo o próprio recordista brasileiro, Gabriel Dechichi.  A Escola Cristo Rei de Cocal do Sul colaborou com a competição enviando uma equipe de embaralhamento. “Usamos os algoritmos aplicados em campeonatos oficiais. Desta forma o campeonato ficou mais justo porque todos resolveram as mesmas configurações”, explicou André Luiz Citadin, um dos embaralhadores.

Campeonato Oficial

Nos dias 20 e 21 de outubro acontecerá o Criciúma Open, campeonato oficial de cubo mágico, no Nações Shopping. Interessados podem inscrever-se em oito modalidades. Mais informações podem ser acessadas no blog Cubo Mágico Criciúma (cubomagicocriciuma.blogspot.com.br)

 

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.