Notícias de Criciúma e Região

Criciúma reúne serviços de óbitos na Central Funerária

O órgão vai integrar as quatro funerárias do município, que devem trabalhar em sistema de rodízio

Começa a funcionar em Criciúma, a Central Funerária. O órgão instalado na rua Coronel Marcos Rovaris, 367, Centro, vai integrar as quatro funerárias do município, que devem trabalhar em sistema de rodízio, 24 horas. O telefone para contato é o (48) 3056-2222.

“Hoje, cada serviço é prestado em locais diferentes. A partir desta quinta-feira, os trâmites vão ser realizados em um único local, dessa forma vamos agilizar o processo, trazendo mais humanismo no atendimento, pensando também, na diminuição no tempo de espera da liberação do corpo. O preço tabelado foi mantido e melhoramos a qualidade das urnas. Todo o serviço administrativo será feito pela Central”, explica o secretário municipal da Assistência Social e Habitação, Bruno Ferreira.

“É um projeto que vai diminuir o sofrimento dos familiares em uma hora tão difícil. Queremos ter em funcionamento também na Central Funerária o cartório para registro de óbito. Todos os serviços com valores justos ”, declara o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Como vai funcionar

Quem precisar de serviços funerários deverá procurar diretamente a Central. No local, os funcionários devem indicar qual empresa está de plantão. Isso não impede que o cliente também possa escolher entre as outras três, caso prefira. As quatro funerárias também terão tabela de preços dos serviços que podem ser oferecidos. A Prefeitura de Criciúma deve fiscalizar os atendimentos.

Em caso de acidentes com morte, por exemplo, policiais e bombeiros foram orientados a avisar a Central, que deverá acionar a funerária de plantão.

Vídeo:

“O atendimento inicia a partir da declaração de óbito, sendo que a população não vai precisar adivinhar com quem tem de falar como geralmente acontece. Aqui será oferecido o devido encaminhamento com a emissão da ficha que será levada para a funerária”, informa o secretário municipal de Governança, Tiago Ferro Pavan. Ainda segundo ele, além do novo local, o fluxo de atendimentos também será reavaliado. “Nossa equipe está verificando onde estão os gargalos que provocam a demora nos atendimentos para, assim, otimizar os serviços. A centralização já vai melhorar esse fluxo”, ressalta.

Complexo Funerário

Em fase de construção, na Avenida Santos Dumont, no bairro Milanese, o prédio do Complexo Funerário de Criciúma, abrigará a Central de Serviços Funerários. No local serão instaladas, as quatro funerárias autorizadas a prestarem os serviços na cidade, o setor administrativo dos cemitérios municipais e assistente social. A estrutura terá uma área total de 467,57 m² e receberá investimento R$ 1.532.593,04. A empresa responsável pela obra tem o prazo de 360 dias para executar a obra.

 

 

Você também pode gostar