Notícias de Criciúma e Região

Criciúma lança projeto contra bullying nas escolas

Iniciativa visa o combate ao bullying unidades educacionais

O bullying é um comportamento repetitivo e prejudicial que ocorre, geralmente, em ambientes sociais, como escolas, onde uma pessoa intimida, humilha e agride outro cidadão de forma intencional, causando uma violência física, verbal ou psicológica. Pensando no tema e na importância de combater essa prática, a Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na última semana, o lançamento do projeto “Pensando Bem, Tem Graça para Quem?”. A iniciativa visa o combate ao bullying unidades educacionais. O evento foi realizado pelo serviço de psicologia do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), em parceria com os Grêmios Estudantis de 29 escolas da rede municipal de ensino de Criciúma.

O secretário municipal de Educação, Celito Cardoso, ressalta que o projeto tem como missão combater uma das formas de violência que pode marcar a vida das pessoas que sofrem com ela. “É necessário conscientizar os estudantes sobre o que é o bullying e suas consequências, além de desenvolver ações de enfrentamento a esse tipo de violência, que pode impactar de uma forma negativa no futuro de nossas crianças”, conta.

A coordenadora pedagógica geral da Secretaria Municipal de Educação, Silvana Bento, salientou que “esse projeto foi desenvolvido pela Psicologia Educacional do NAP e motivado a partir das assessorias realizadas nas escolas e de solicitações dos diretores para saber lidar com esta prática de violência”.

Segundo as psicólogas educacionais Andreia Daminelli e Carla Febel, longe de ser uma brincadeira de criança, o bullying é uma forma de violência que pode refletir em consequências graves, que vão desde a queda no desempenho escolar até quadros de ansiedade e depressão. Conforme elas, falar sobre o assunto é extremamente necessário para o combate à prática.

Você também pode gostar