Como é a cidade que as crianças sonham para o futuro?

Quero uma cidade planejada para o bem estar e conforto das pessoas, com gentileza e amizade, com menos automóveis e mais bicicletas.”

Em minha cidade, todos respeitarão as diferenças de todos.”

Somente em um lugar onde a educação está em primeiro lugar, as pessoas vão valorizar os espaços públicos e valorizar a nossa bela Forquilhinha.”

Esses pedidos foram feitos por crianças de 6 a 11 anos de idade no Primeiro Concurso de Desenho, Frase e Redação da Câmara de Vereadores de Forquilhinha. Assim como os textos, os desenhos também ilustraram uma cidade diferente no futuro, sem violência, com mais saúde e educação, respeito à natureza e menos desigualdades. Com o tema “A Cidade Que Eu Quero”, as crianças colocaram no papel muitos desejos. “Nossa intenção com esse projeto, era de fazer cada estudante adquirir conhecimento, se descobrir, se reinventar, olhar ao seu redor e discutir com a família e com os colegas o que pensa e o que os outros pensam, e o que cada um pode fazer para melhorar o seu espaço, em casa, na escola, no bairro, na cidade”, explicou o presidente da Câmara de Vereadores, idealizador do Programa Cidadania.

O concurso faz parte do Projeto Estudante Cidadão que está dentro de algo muito maior, que é o Programa Cidadania. Quase dois mil estudantes, de primeiro ao quinto ano, de escolas municipais, estaduais e particular participaram desta etapa. Segundo o coordenador do Programa, João Fábio da Conceição, o concurso foi muito além dos objetivos propostos inicialmente. “As frases, as redações e os desenhos que chegaram até o legislativo são criativos, motivadores e transformadores. E podemos dizer com muito orgulho, que nossas crianças são dedicadas, talentosas e sobretudo, são o nosso maior patrimônio”, ressalta João Fábio.

Os 45 estudantes finalistas receberam um certificado de participação e os três primeiros de cada categoria, também ganharam troféu e uma mochila do Programa com materiais didáticos e lúdicos. Os 77 professores monitores receberam um certificado de menção honrosa e as nove escolas um baú cheio de livros, como forma de incentivo à leitura.

Para 2018 o Programa Cidadania traz ainda dois projetos: Cinema na Câmara, voltado não apenas para as escolas mas também para entidades do município e o Parlamento Jovem, direcionado aos estudantes, que são adolescentes e jovens, com foco na participação política.

CATEGORIA DESENHO 1º ANO

3º LUGAR: Marcos Vinicius Elias Correa – Sagrada Família

2º LUGAR: Adriely Duarte Delfino – Waldemar Casagrande

 

1º LUGAR: Mirella Nicoski Langer – Francisco Hoepers

Segue a lista dos vencedores de cada categoria:

CATEGORIA DESENHO 2ºANO

3º LUGAR: Rafael Mrotzkoski Pereira – Gabriel Serafim

2º LUGAR: Daniel Manenti De Costa – Francisco Hoepers

1º LUGAR: Julya Rocha da Silva – Waldemar Casagrande

 

CATEGORIA FRASE 3º ANO

3º LUGAR: Esther De Campos Oliveira – Egidio de Bona

2º LUGAR: Mariana De Menech Pettenati – Jakob Arns

1º LUGAR: Laura Machado da Silva – Sagrada Família

 CATEGORIA REDAÇÃO 4º ANO

3º LUGAR: Daniela Borges Matias – Egídio de Bona

2º LUGAR: Gabriele Hunter Pereira – Waldemar Casagrande

1º LUGAR: Larissa Rampinelli Ferreira – Sagrada Família

CATEGORIA REDAÇÃO 5º ANO

3º LUGAR: Tayuane Marques Duarte – Waldemar Casagrande

2º LUGAR: Cállita Hernani Gonzaga – Egídio de Bona

1º LUGAR: Marcelo Pacheco de Jesus – José Aléssio

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.