Notícias de Criciúma e Região

Começou a temporada de baleia- franca no litoral brasileiro

No final de junho, duas baleias adultas, sem filhotes, foram avistadas em frente ao Centro Nacional da Baleia Franca, em Imbituba

A temporada de baleias-franca já foi aberta oficialmente em Imbituba. Na última semana, Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário (Sedetur), fez um evento em parceria com o Sebrae/SC, o Núcleo da Praia do Rosa da Associação Empresarial de Imbituba (ACIM) e a empresa Ao Sul Natural.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Durante a abertura, na Praia do Rosa, foi apresentado do objetivo do setor turístico de Imbituba para 2022, com a promoção a visitação a cidade, principalmente, associada as baleias- franca. Junto ao evento, ocorreu o workshop “Tendências do Mercado de Turismo”.

“Nos últimos três anos, o setor foi impactado pela pandemia. Mas, em 2022, já estamos em outro momento. As pessoas saíram do home- office, voltaram aos trabalhos presenciais e todo o Brasil já está aberto para receber os turistas”, disse o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário, Henrique Melo.

Ainda de acordo com o secretário, o setor de turismo tem um grande trabalho pela frente, mas, também um grande potencial de crescimento. “Agora, precisamos trabalhar e divulgar Imbituba. Divulgar a Praia do Rosa como rota turística. Estamos preparando um estande para a feira no Rio Grande do Sul, justamente, para mostrar que voltamos a atividade. Para o ano que vem, queremos trazer os paranaenses pra cá também”, disse ele.

Primeiros registros

E as baleias já podem ser vistas no litoral brasileiro. Os primeiros registros foram confirmados no dia 23 de junho, quando duas baleias adultas foram avistadas em Ilhabela, no litoral paulista. A bióloga e diretora de pesquisa do ProFRANCA, Karina Groch, informa que no dia 29 de junho, também foram avistados uma fêmea e um filhote em Macaé, no litoral do Rio de Janeiro.

“Foi o primeiro registro da espécie naquele local. Esse flagrante nos entusiasmou muito, porque se trata da nossa mascote (Zimba), uma baleia muito especial para o ProFRANCA, que ilustra a logomarca do projeto”, conta empolgada.

Em 30 de junho, outras duas baleias adultas, sem filhotes, foram avistadas em frente ao Centro Nacional da Baleia Franca, sede do ProFRANCA, em Imbituba. “Nos últimos dois anos, 55% das baleias adultas que foram identificadas por fotos eram reavistagens de anos anteriores, e, 45% eram novas baleias, ainda não catalogadas, o que representa novos indivíduos que vêm ao Brasil para reproduzir”, finaliza a bióloga.

Você também pode gostar