Notícias de Criciúma e Região

Com neve e geada, início de novembro foi o mais frio em cinco anos

De acordo com a Epagri/Ciram, os primeiros 15 dias de novembro deste ano foram os mais frios em cinco anos em SC

Os primeiros 15 dias de novembro deste ano foram os mais frios dos últimos cinco anos, segundo a Epagri/Ciram. Isso ocorreu devido a uma massa de ar polar que se instalou em Santa Catarina durante esse período. Inclusive, culminando na queda de neve no dia 1º de novembro, algo raro e que não ocorria há 65 anos.

“Esses sistemas são comuns durante todo o ano, todavia são mais comuns no início da primavera, quando a atmosfera ainda apresenta caracteritsticas de inverno. Normalmente a partir de novembro começa um período mais semelhante ao verão, ou seja, com dias bem mais quentes”, informa a nota emitida pela Epagri/Ciram.

De acordo com órgão que monitora o tempo, em São Joaquim, a média mensal da temperatura mínima de novembro dos últimos 5 anos foi de 9,7°C, enquanto a média destes últimos 15 dias foi de 6,4°C, resultando numa anomalia negativa de 3,3°C.

Meteorologista Piter Scheuer registrou a ocorrência de neve em São Joaquim em novembro – Foto: Reprodução

Em Urupema, essa anomalia foi de 4,2°C abaixo da média, a maior encontrada para os munípios da Serra, considerando ambos os períodos e séries históricas mais longas. Em Urubici, por exemplo, a média entre 2018 e 2022 foi de 8,9°C e neste novembro de 2022 foi de 3,8°C, ou seja, a anomalia negativa foi de quase 4°C.

Já no município de Bom Jardim Serra, a média foi de 8,6°C, nos últimos 5 anos, e de 5,3°C nos primeiros 15 dias de novembo de 2022, com uma anomalia negativa de 3,3°C.

“O frio fora de época e bem mais significativo em relação a anos anteriores também favoreceu a formação de geada tardia na Serra. Nesta semana o fenômeno volta a ocorrer, devido ao predomínio de tempo seco e com baixas temperaturas na madrugada”, informa a nota da Epagri/Ciram.

Leia Mais

Sol e temperatura acima dos 30ºC; veja a previsão do tempo
Neva em novembro em Santa Catarina depois de mais de 65 anos

 

Você também pode gostar