Notícias de Criciúma e Região

Com abaixo-assinado, comunidade pede posto de Guarda-Vidas no Balneário Janaína

Prefeitura prometeu construção em 2023, mas projeto ainda não saiu do papel

Moradores e veranistas das localidades de Balneário Esplanada e Balneário Janaína, em Jaguaruna, pedem com urgência a construção de um posto guarda-vidas. O local, que tem cerca de três quilômetros de extensão e não é guarnecido, já foi cenário de afogamento com morte. 

Segundo os moradores, após o episódio, a comunidade reforçou o pedido e recebeu a promessa de que haveria a construção de um posto no local. “Nos reunimos com o Major do Corpo de Bombeiros e também com o Sargento responsável pela região, fomos até o local e mostramos a necessidade que tem em construir um posto salva-vidas visto que hoje a área sem nenhuma unidade é de aproximadamente 3km. Já tivemos afogamentos, alguns infelizmente vieram a óbito, e ocorrências onde há a necessidade de se deslocar quilômetros até o primeiro posto para que haja atendimento”, explica Eduardo Vieira, um dos líderes do movimento.

Um local chegou a ser mapeado para colocação do posto de guarda-vidas.

Local onde deve ser construído o Posto, segundo a comunidade

 

Ainda no ano passado, o grupo procurou a prefeitura e se comprometeu com a doação dos materiais para construção. “Nos reunimos com o Prefeito de Jaguaruna Sr. Laerte, mostramos a necessidade que temos hoje, e junto levamos o ofício do Corpo de Bombeiros que declara a urgência para construção. Segundo o prefeito nos informou, a prefeitura não tem condições financeiras de fazer o posto por completo, então fizemos um acordo para que a prefeitura fornecesse a mão de obra e a comunidade arrecadasse os materiais”, relembra.

Com o esforço da comunidade, todo o material foi arrecadado ainda em 2023, poucos meses após a reunião. A obra, no entanto, não saiu do papel. Um abaixo-assinado com mais de mil pessoas reforça o pedido. 

“Estamos em mais um verão e nós continuamos correndo risco; famílias, filhos, netos, irmãos. Estamos sob o risco de afogamento. A construção precisa ser feita. Temos documentos por parte dos órgãos competentes que solicitam a construção. Precisamos com urgência que uma atitude seja tomada”, pede Vieira.

Ofício foi encaminhado à Prefeitura solicitando a obra

O que diz a prefeitura 

A prefeitura de Jaguaruna confirmou ter ciência da situação e da necessidade de um posto no local, mas alega dificuldade na contratação de mão de obra para a construção. 

Ainda assim, a Administração disse que “está trabalhando para viabilizar neste ano de 2024 a contrapartida necessária, especialmente no que se refere à contratação de mão de obra”. 

NOTA OFICIAL

Primeiramente gostaríamos de reiterar o compromisso da administração municipal em zelar pela segurança dos cidadãos que frequentam nossos balneários. Nos últimos anos, investimos significativamente nesse propósito, com a construção de três novos postos salva-vidas nos balneários Esplanada, Arroio Corrente e Cascata Vermelha.

Quanto à obra no Balneário Janaína, infelizmente, enfrentamos desafios no que diz respeito à contratação da mão-de-obra necessária para sua execução no ano de 2023. Esta situação, porém, não diminui em nada nosso comprometimento em assegurar um ambiente seguro para todos os frequentadores.

Ressaltamos que estamos empenhados em superar os obstáculos que surgiram no processo e, para tanto, informamos que o município está trabalhando para viabilizar neste ano de 2024 a contrapartida necessária, especialmente no que se refere à contratação de mão de obra. Contamos com a compreensão da população e dos veículos de imprensa, pois estamos concentrando esforços para que a obra seja realizada com a qualidade e a segurança que todos merecem.

A Prefeitura Municipal permanece à disposição para fornecer mais informações e esclarecimentos sempre que necessário. Agradecemos a compreensão e o apoio da comunidade nesse importante projeto voltado para o bem-estar de todos.

 

Você também pode gostar