Notícias de Criciúma e Região

Coerência constrói credibilidade

Coerência é inspirar lógica, é imprimir coesão, é quando um conjunto de ideias demonstra profunda conexão com as ações. A coerência, mais do que elemento de credibilidade, é um sinal de autoridade.

Apresentar coerência é, além disso, dirimir contradições, inclusive aquelas observadas no estilo de se vestir.

E como se contradizer pelo vestir? Escolher a dedo a marca da roupa ou calçado e ter uma atitude grosseira e inconveniente com quem está ao seu lado, ou, adotar a bandeira da causa animal, usar camisetas, símbolos que façam esta referência mas fechar os olhos aos maus-tratos.

Quando há simetria ficam mais claros: discurso, comportamento e linguagem não verbal (gestos, imagem pessoal…). Não há preocupação em convencer disso ou daquilo, uma vez que, há compatibilidade entre as formas de expressão. O que é de verdade é visto e absorvido.

Pense o trabalhão que dá ter que encarnar um personagem diferente daquilo que se é atrás das câmeras e ter que mantê-lo durante uma vida toda. Pensou? Pois é, deve ser exaustivo.

A coerência na imagem pessoal nasce a partir desta intenção, de manter-se fiel às próprias características, personalidade, paixões, ideologia política, causas sociais, herança cultural, etc.

É sempre bom lembrar que roupa é canal de expressão da personalidade e precisa traduzir quem somos todos os dias.

Coerência, também, é seguir fiel ao próprio estilo. É entender qual a melhor maneira de se comunicar por meio do que veste.

Desenvolver uma estratégia de narrativa visual é potencializar o alcance da mensagem.

A credibilidade se evidencia com a constância.

Ser crível é demonstrar um comportamento sólido, é conseguir traduzir de forma não verbal aquilo que as palavras estão dizendo.

Neste sentido, a forma mais simples de reafirmar um discurso é mostra-lo visualmente. Afinal, o que vemos é o que repercute.

Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em imagem pública, personal stylist, consultora de etiqueta e pós-graduada em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.

Você também pode gostar