Notícias de Criciúma e Região

Cocal do Sul confirma primeiro caso de dengue na cidade

Moradora da cidade contraiu a infecção em Joinville, mas situação gera alerta no município

A cidade de Cocal do Sul teve o primeiro caso de dengue registrado neste ano. Uma jovem de 17 anos de idade, moradora da cidade, teria contraído a infecção na cidade de Joinville. O quadro de saúde da jovem é estável.

Segundo a secretária de saúde de Cocal do Sul, Glícia Pagnan, o registro foi confirmado na última sexta-feira. “A dengue está chegando. O problema é sério e merece nossa atenção. Cuide da sua residência. Vamos evitar possíveis focos do mosquito transmissor”, alerta a secretária.

Os sintomas da dengue são muito parecidos com sintomas gripais, por isso a população precisa ficar alerta. “Se você está desconfiado que possa estar com dengue, procure o serviço de saúde mais próximo. Os sintomas são dor no corpo, febre e podem aparecer manchas avermelhadas também no corpo. Então, procure o serviço de saúde para realizar os exames o quanto antes. Faça sua parte”, destaca a secretaria.

Cidades de todo Sul do estado já estão em alerta. Morro da Fumaça teve o primeiro foco do mosquito confirmado nos últimos dias. São Ludgero já registrou dois casos de pessoas infectadas.

Mobilização nas escolas

Com o objetivo de conter o aumento de casos de dengue em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Educação (SED) mobilizou as 1.053 escolas estaduais para o dia Dia D de combate à dengue, que será nesta terça-feira, 4. A mobilização é uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).

A EEB Irineu Bornhausen, no Bairro Estreito, terá diferentes ações relacionadas ao combate à dengue, envolvendo toda a comunidade escolar. Além de panfletagem em ruas próximas, também haverá varredura no ambiente escolar para eliminar focos do mosquito.

Escolas de todas as regiões do estado desenvolveram ações alusivas ao combate à dengue dentro da sua realidade.

 

Você também pode gostar