Notícias de Criciúma e Região

Clube do Jovem Empreendedor: experiência de empresários será levada às salas de aula

Em 2024, o projeto deve abranger 13 escolas de Criciúma.

A edição do projeto Clube do Jovem Empreendedor de 2024, terá a participação de 13 escolas de Criciúma e aproximadamente 150 alunos dos sextos e sétimos anos. A parceria entre a Prefeitura Municipal e a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) levarão aos estudantes a oportunidade de trocar experiências junto a empresários, visitando, inclusive, suas empresas. A primeira atividade do projeto está agendada para o dia 29 de abril.

A proposta inclui também a colaboração dos empresários no desenvolvimento do modelo de gestão das escolas.“O projeto realizado em 2022 foi espetacular. A união entre escolas, empresas e administração pública é fundamental para a educação básica, contribuindo ainda mais para a formação dos estudantes. Temos certeza que neste ano novamente teremos muitas trocas com os estudantes, buscando contribuir com o estímulo ao empreendedorismo”, destaca o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

Secretária municipal de Educação, Alexsandra Stols Pelegrini, comenta sobre a participação do setor empresarial. “Já tivemos a participação de várias empresas da diretoria da Acic na primeira edição e gostaríamos que, neste ano, novamente cada empresário adotasse uma escola para ser mentor deste clube ao longo de todo o ano”, explica.

O secretário municipal da Fazenda, Celito Cardoso também elenca os demais clubes promovidos pelo município. “Nós temos o Clube de Robótica, com a participação de mil estudantes, em parceria com escolas como o Sesi/Senai, Satc e Abadeus; o Clube de Matemática, com 570 estudantes do quinto ao nono ano, que são alunos interessados em participar do clube e recebem alguns incentivos, incluindo participação em diversos concursos; o Clube da Língua Portuguesa, com 550 estudantes do quinto ao nono ano; o Clube de Astronomia, com 220 estudantes, e o Clube dos Grêmios Estudantes”, detalha.

Atividades do clube

A coordenadora do Projeto do Clube do Jovem Empreendedor, Rúbia Acordi, descreve como ocorrerão as atividades. “Cada clube terá um professor referência, com uma tarde de planejamento, para depois trabalhar com os alunos em um roteiro que contempla áreas como oratória, modelo de negócio e comportamento empreendedor”, explica.

Conforme ela, o tema deste ano será “Soluções Sustentáveis”. “Dentro dessa temática, os estudantes irão buscar um desafio sustentável para a escola, e para isso pensamos na troca de experiências com os empreendedores, para que juntos busquem uma solução. Para isso, teremos um planejamento que inclui ações como o Café com o Empreendedor e a visita às empresas, de modo que ao final do projeto possamos concluir com uma Feira do Empreendedorismo”, acrescenta a coordenadora.

Também presente na reunião, a coordenadora de Matemática da Rede Municipal de Criciúma, Karine Luiz Calegari Mrotskoski, classificou a experiência do primeiro clube como extremamente positiva. “Em 2022, tivemos essa experiência e foi maravilhosa. Os estudantes apresentaram um crescimento extraordinário e alcançamos um dos nossos objetivos, que foi garantir a continuidade dos estudos desse grupo para o Ensino Médio. A parceria da Acic é importante devido à representatividade de cada empresário e à experiência de vida que eles trazem. Isso demonstra que é possível sonhar com algo diferente para suas vidas, talvez diferente do projeto de vida que eles tinham imaginado”, aponta Karine.

Você também pode gostar