Notícias de Criciúma e Região

Chuva de meteoros visível no Brasil ocorre nesta quarta-feira; saiba como ver

A Gemínidas é um dos fenômenos com maior taxa de meteoros por hora, mas visualização depende das condições do tempo

Os catarinenses poderão observar a última chuva de meteoros visível no Brasil este ano na noite desta quarta-feira, 13. Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), o fenômeno poderá ser observado no Estado a partir das 22h30, atingindo o seu pico às 2h30 desta quinta-feira, 14. Entretanto, para visualizar a chuva de meteoros, é necessário que o céu esteja em boas condições de observação, sem nuvens ou tempo chuvoso.

A Gemínidas acontece uma vez por ano, geralmente em dezembro, e é uma das chuvas com maior taxa de meteoros por hora. Durante o fenômeno, os meteoros entram na atmosfera da Terra a 260 mil km/h. Com a velocidade, a aparência é de uma chuva de estrelas cadentes. 

Quem estiver em um local com céu limpo e em uma região distante das luzes da cidade, poderá observar até 120 meteoros por hora, durante o pico do fenômeno. A chuva de meteoros poderá ser vista de todo o Brasil, mas pode ser observada com maior facilidade nas regiões Norte e Nordeste do país. Outro fator que deve facilitar a visualização do fenômeno é a fase da lua, pois quanto mais próxima da Cheia, o fundo do céu fica mais claro e o contraste com os meteoros piora. Entretanto, neste período, a fase próxima é Lua Nova, que não deve atrapalhar a visualização. 

 

 

Você também pode gostar