Notícias de Criciúma e Região

Centro de Controle de Zoonoses e Núcleo de Bem-Estar Animal: equipamentos à disposição dos cidadãos

Os dois locais têm como referência os animais, mas a prestação de serviços é distinta

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, e o Núcleo de Bem-Estar Animal (NBEA), da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), são dois equipamentos municipais que oferecem serviços distintos à população.

Serviços prestados pelo Centro de Controle de Zoonoses

Realizando monitoramentos e vistorias no município desde 2011, o Centro de Controle de Zoonoses opera para fiscalizar, aplicar estratégias de vigilância, de prevenção e de controle de doenças transmitidas de animais para humanos. Quando localizados animais peçonhentos, visivelmente doentes ou mortos, o centro realiza a remoção segura dos bichos para encaminhar para análise. O CCZ também auxilia no desalojamento de morcegos que entram em casas.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Trabalhamos no combate de doenças como dengue, febre amarela, raiva, chikungunya, zicavírus, leishmaniose, leptospirose, entre outras”, informa a coordenadora do CCZ, Simone Cristina da Cruz. “Também recebemos denúncias de terrenos baldios ou casas abandonadas com acúmulo de água e que podem proliferar a dengue”, explica. Ainda segundo ela, cada tipo de notificação que recebemos tem um procedimento diferente. “Avaliamos a situação epidemiológica e seguimos um protocolo de investigação”, esclarece a coordenadora do CCZ.

Para entrar em contato ou tirar dúvidas, é só ligar no número (48) 3430-0698.

Serviços do Núcleo de Bem-Estar Animal

O Núcleo de Bem-Estar Animal realiza castrações, microchipagens, adoção de pets, atendimentos veterinários de baixa complexidade, vacinação e vermifugação. “Para ter direito aos atendimentos, é necessário se encaixar em alguns requisitos, como ter baixa renda de até três salários mínimos e residir em Criciúma”, destaca o coordenador do núcleo, Elias Pereira.

O NBEA também recebe denúncias de maus tratos a animais de diversas formas: presencialmente, por ligação via telefone 156 da ouvidoria do município, no número (48) 3445-8811 da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), no e-mail [email protected], com abertura de protocolo online e pelo aplicativo Rever.

Para mais informações, é só acessar o site https://bemestaranimal.criciuma.sc.gov.br/ ou entrar em contato pelo WhatsApp no número (48) 3445-8729.

Horário de funcionamento:

Os dois equipamentos municipais operam de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h.

Você também pode gostar