Notícias de Criciúma e Região

Caso Meningite: decreto de Salvaro cria “desconforto” no Legislativo e gera polêmica nas redes sociais

Um decreto do Executivo Municipal de Criciúma criou “desconforto” na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira, 1°. “Se está na lei tem que cumprir”, com essa frase o parlamentar tucano, Júlio Kaminski, declara repúdio ao decreto do prefeito Clésio Salvaro (PSDB) que institui que crianças sem vacinas não podem se matricular na rede pública municipal de ensino.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Ocorre que a criança tem direito ao acesso à educação e o Estado a responsabilidade de concedê-la gratuitamente. De acordo com o vereador, além de estar no Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca) e em uma Lei Municipal a obrigatoriedade da apresentação da carteirinha de vacinação, o Governo Municipal acabou não exigindo isso.

“Em Criciúma temos uma lei que obrigado a apresentação da Carteira de Vacinação na matrícula ou rematricula. Não justifica o decreto, sendo que o Executivo deixou de cumprir esta determinação, e o que tudo indica, afinal, nada justificaria o Decreto impossibilitando que as crianças adentrem a escola sem a apresentação do comprovante de vacina”, revela Kaminski.

O vereador também afirma que o decreto fere artigo 11 da Lei 8429* que dispõe da Lei que trata da improbidade administrativa. “Tudo isso é muito triste, não precisávamos estar passando por isso. Lamentável!”, desabafa o tucano. “E hoje estamos vendo necessidade de apresentar atestados. Se a Lei fosse cumprida não estaríamos vivendo esse momento. E Lei existe e tem que ser cumprida. O Estatuto está aqui. A Lei municipal está aqui. Temos que fazer uma manifestação de repúdio contra esse decreto. Tem que cumprir a Lei”, destaca ns tribuna desta terça-feira.

Confira o Decreto do Executivo Municipal:

Até o fechamento desta matéria, por volta das 23h, a equipe do Portal Litoral Sul não obteve retorno da Administração Municipal sobre as declarações do vereador e as polêmicas geradas por uma entrevista oferecida pelo prefeito Salvaro à Rádio Eldorado de Criciúma na manhã desta segunda-feira, 30 de setembro.

Áudio de entrevista gera polêmica em redes sociais 

Desde a manhã desta segunda-feira, circula na rede social Whatsapp, o áudio da entrevista do prefeito Clésio Salvaro à Rádio Eldorado de Criciúma. No áudio, o chefe do executivo diz que o problema da meningite é por conta das famílias que não manterem a higiene dos filhos.

Mais informações:

*Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente. Clique aqui para saber mais.

Você também pode gostar