Notícias de Criciúma e Região

Cânions do Sul ganha reconhecimento internacional da Unesco

Foi oficializada nesta quinta-feira, a chancela como Geoparque Globol do Caminho dos Cânions do Sul que reúne quatro cidades do Extre Sul catarinense e três do RS

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) anunciou ofialmente em cerimônia realizada nesta quinta-feira, dia 21, a chancela do Geoparque Global Caminho dos Cânions do Sul, de Santa Catarina. O anúncio ocorreu em Paris, na França, e foi transmitido ao vivo através canal oficial da Rede Global de Geoparques da Unesco, no YouTube.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Desta forma, agora, os Cânions do sul integram a Rede Global de Geoparques.“Esse é um momento histórico para Santa Catarina. Estamos orgulhosos e queremos convidar a todos para comemorarmos essa conquista que irá impulsionar e fortalecer o turismo do nosso Estado”, disse o presidente da Santur, Henrique Maciel.

O Geoparque Cânions do Sul é formado pelos municípios de : Cambará do Sul, Mampituba e Torres, no Rio Grande do Sul; Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande, em Santa Catarina. O território abrange uma área total de 2.830 km2 e cerca de 74 mil habitantes.

“Esta conquista é resultado da mobilização de diferentes lideranças, pesquisadores, educadores, estudantes, instituições parceiras, empreendedores, equipe técnica e todos que sempre acreditaram no Geoparque. É só o início de uma nova etapa de trabalho intenso pela frente, mas que já está trazendo importantes resultados para o desenvolvimento econômico da nossa região”, disse o presidente do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul, Carlos Souza, prefeito de Torres, na última semana quando foi anunciado que o Cânions do Sul seria chancelado pela Unesco.

O que são Geoparques?

Os Geoparques são os “Territórios do futuro”, conforme a Unesco, onde as riquezas naturais e culturais se revelam como os principais recursos para a geração de novas oportunidades de renda e melhoria das condições de vida das comunidades.

Leia Mais
UNESCO chancela Caminhos dos Cânions do Sul como Geoparque Mundial

Você também pode gostar