Notícias de Criciúma e Região

BusCão intensifica castrações em Içara

Recomendada pela Organização Mundial de Saúde entre as principais Políticas Públicas de Bem-Estar Animal, a castração em massa é levada muito a sério pelo município de Içara, que esterilizou um total de 3.405 cães e gatos em 2021 e pretende ampliar a marca esse ano, com o BusCão, apresentado à comunidade no último fim de semana. A unidade móvel servirá para realizar o procedimento nas comunidades, visando alcançar animais tutelados por pessoas com dificuldade de acessar o serviço no Centro de Castração São Francisco, que tem sede na Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundai) e continuará atendendo normalmente. Os primeiros bairros a receberem o BusCão serão Esperança e Esplanada, ainda no mês de março, segundo o superintendente da Fundai, Ibanez Anibal Zanette. “A unidade móvel tem capacidade para atender tranquilamente 50 animais/dia e estará nos bairros nas sextas-feiras, enquanto de segunda a quinta-feira as castrações ocorrem na unidade fixa”, explica Zanette. Ele ressalta que, por tratar-se de uma cirurgia, a esterilização deve ser previamente agendada, inclusive, para que os tutores ou responsáveis temporários procedam aos cuidados pré-operatórios, como o jejum, motivo pelo qual o Buscão já chegará às comunidades com os procedimentos previamente agendados pela equipe.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

 

Mais de três mil procedimentos em 2021

O programa contínuo de esterilização em massa de Içara teve início em 2016, quando foram realizadas 916 castrações, seguidas de 1.536 castrações em 2017, 1.928 em 2018, 2.875 em 2019, 2.499 em 2020, e 3.405 em 2021, com um aumento de 36 por cento com relação a 2020. A marca é exemplar, segundo o superintendente do Fundai, que cita Florianópolis como comparativo. “A Diretoria de Bem-Estar Animal de Florianópolis (Dbea), que é um Case de sucesso, realizou 3.040 castrações em 2021, enquanto Içara, que tem 60 mil habitantes, cerca de 10 por cento da população de lá, castrou mais animais”, comemora Zanetti, que ano passado visitou a Dbea para buscar ideias a serem implementadas em Içara. Enquadram-se nos critérios para a castração pela Fundai animais adotados, sem raça definida, tutelados por agricultores ou pessoas de baixa renda, além de cães e gatos comunitários e errantes. O agendamento é realizado na sede da Fundação e dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 48 3431-3578. A Fundai realiza também atendimento a ocorrências de maus-tratos, sempre com a presença de um médico veterinário. Em 2021, foram atendidas 63 denúncias do tipo, segundo o superintendente.

 

Município terá Centro de Bem-Estar Animal

Projeto foi apresentado pela Fundai à prefeita Dalvânia

Além das castrações a atendimento a ocorrência de maus-tratos, a Fundação Municipal de Meio Ambiente de Içara (Fundai) pretende disponibilizar consultas e pequenas cirurgias a animais tutelados por famílias de baixa renda, resgatados, comunitários e em situação de rua. O projeto para criação de um Centro de Bem-Estar Animal no município foi entregue pela equipe da Fundação e voluntários da causa animal à prefeita Dalvânia Cardoso, no último dia 03. Segundo a prefeita, o projeto seguirá para a Câmara de Vereadores e, se aprovado, será implementado. Ela disse que sua gestão tem um olhar especial com relação ao tratamento para com os animais e destacou o empenho da equipe da Fundai em torno do assunto.

 

Me leva

Vítimas de abandono, esses lindos maninhos estão para adoção responsável em Araranguá. Contato pelo WhatsApp 48 99942-2226, com Grazi Freitas.

 

Perdida ou abandonada

Essa linda parece estar perdida ou abandonada no bairro Morro Estevão, em Criciúma. Mais informações pelo telefone 48 99994-1117, com Maria.

Você também pode gostar