Notícias de Criciúma e Região

Boto é encontrado morto na praia em Laguna

Animal foi visto pela equipe do PMP-BS durante rotina de monitoramento

Um boto-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) foi encontrado morto na praia do Mar Grosso em Laguna. O animal foi visto pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) neste fim de semana, durante rotina de monitoramento. 

O boto foi encontrado em avançado estágio de decomposição, impossibilitando a definição da causa da morte. Segundo a médica veterinária Gabriela Cristini de Souza; “O animal apresentava lesões pelo corpo sugestivas de mordida de tubarão, sendo estas pós-mortem [expressão para pós-morte]”, explica.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Se tratava de uma fêmea juvenil de 1,77 centímetros de comprimento total e 55 quilogramas de peso.

Os profissionais do PMP-BS coletaram amostras de pele, músculo e gordura para análises genética, já que não temos como afirmar que se tratava de um boto-pescador (Tursiops truncatus gephyreus) residente do molhes de Laguna.

Animal pesava 55 quilogramas – Foto: Divulgação/PMP-BS
Animal se tratava de uma fêmea juvenil de 1,77 centímetros de comprimento – Foto: Divulgação/PMP-BS

Sobre o PMP-BS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A UDESC monitora o Trecho 1 compreendido entre Laguna e Imbituba, e recebe animais para reabilitação e necropsia do Trecho 2, compreendido entre Imbituba e Governador Celso Ramos.

Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato conosco pelo telefone 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

Você também pode gostar