Notícias de Criciúma e Região

Atenção: veja dicas para não cair em golpes na Black Friday

A Polícia Civil e o Procon dão dicas para que os consumidores não sejam lesados na hora das compras

Novembro é o mês conhecido no comércio pelas promoções da Black Friday, que atraem os consumidores pelas ofertas. Muitas pessoas aguardam este período e aproveitam para comprar um produto com mais desconto. 

Mas, junto com os descontos, alguns estabelecimentos podem aproveitar o período e aplicar golpe nos consumidores. Em Criciúma, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) trabalha fiscalizando os estabelecimentos. O último caso de fraude registrado pelo Procon foi em 2019, onde uma loja de roupas teria colocado um preço promocional em uma peça de roupa, com o mesmo valor de antes da Black.

“Criciúma já está bem consciente com os descontos da Black. Os últimos anos foram bem tranquilos, não registramos nenhum caso de fraude nos preços. Se o consumidor se sentir lesado, viu um produto com um preço anterior e o mesmo na Black informando que estaria com desconto, pode procurar o Procon”, explicou o coordenador do Procon de Criciúma, Gustavo Cole.

Os crimes por meio digitais são os que mais têm demandado o trabalho policial civil nos últimos tempos. Os consumidores devem ficar atentos às compras online para não serem vítimas de golpistas. Com isso, a Polícia Civil preparou algumas dicas para que você não seja uma vítima da Black Fraude.

Confira abaixo as dicas:

Cuidado com sites e e-mails fraudulentos

É normal receber muitos e-mails atrativos nessa época, mas o recomendado é entrar no site oficial da loja por seu endereço online e não por meio de links duvidosos.

Reputação da loja

O consumidor pode checar a reputação de grandes varejistas na internet e evitar problemas. É possível ler o conteúdo das reclamações, as respostas das empresas e a avaliação dos consumidores no site. Pesquise!

Use sites comparadores de preços e produtos

Há vários sites para essa finalidade. Pesquise sobre os produtos que deseja comprar antes da data e avalie a variação do preço promocional no dia da oferta. Certifique-se de que os descontos ofertados de fato vale a pena e são reais. 

Evite formulários para receber promoções especiais

Seus dados são muito importantes. Não preencha formulários com dados pessoas para ter acesso às promoções da Black Friday. Futuramente eles poderão ser usados em diversos golpes. 

Cartão virtual

Muitos provedores de cartão de crédito oferecem a opção de usar um cartão virtual. É uma opção de usar o seu mesmo cartão de crédito, mas com uma numeração diferente e apenas para uma determinada compra. Assim você evita passar o número do cartão original caso seja preenchido em algum site criminoso. Verifique no aplicativo do seu cartão essa opção. 

Boletos 

Se for pagar a compra com boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no documento, no aplicativo ou site do banco. Se o nome for diferente da marca ou empresa onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída. mas fique atento, algumas empresas tem o nome fantasia diferente de sua Razão Social e isso não se trata de golpe, então vale a pena também conferir. 

Use um aparelho seguro

Nunca use um computador público, ou aparelho de um estranho para efetuar compras e digitar seus dados bancários. 

Preços irreais

Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto. Criminosos se utilizam da empolgação dos consumidores em fazer um grande negócio para coletar informações e aplicar golpes que gerem grandes prejuízos.

Aproveite promoções sem incomodações. Previna-se!

Você também pode gostar