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Máximas da Política

“A propaganda é a alma do negócio”, já ouviu esta frase?

Tenho certeza de que sim, e não foram poucas as vezes. Mas ela também se aplica ao cenário político? Sim e isto é um fato. Propagandas eficientes podem levar um candidato à vitória nas urnas.

E a eficiência encontra sua melhor via na simplicidade.

Simplificar a linguagem, tornar acessível o entendimento de objetivos, prioridades e propostas faz com que a memorização seja absoluta.

Nosso comportamento se modificou conforme a influência das redes sociais avançaram. Hoje, temos uma gama variada de informações a todo momento, atualizações instantâneas disponíveis e possibilidade de ir a fundo nas notícias.

Portanto, o espaço para condutas rasas ou ocultas não está mais aberto.

A propaganda deve oferecer coerência com o que é visto, do contrário, perde-se a credibilidade objetivada.

Outra máxima: “quem não é visto, não é lembrado”. É preciso marcar presença, ser visto, notado, lembrado. Não há espaço para retirar-se de cena caso haja um plano de carreira a longo prazo no cenário político. O ostracismo é fatal.

Um bom político também precisa ser repetitivo. Sim. Ele deve a todo momento reafirmar seu compromisso com suas bandeiras, com seu eleitorado e com seus valores.

Ele precisa ser visto como alguém forte e coerente.

A repetição fortalece posicionamento.

Períodos entre eleições possibilitam o fortalecimento de laços com o público, a conquista de novos apoiadores, a consolidação de posicionamento, a renovação de conexão com sua base e o tempo disposto a seu favor.

Saber aproveitar com sabedoria é fundamental e sair de cena não é uma boa opção.

 

Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em etiqueta e pós-graduanda em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.

 

 

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