Notícias de Criciúma e Região

Antes mesmo da cerimônia de abertura, Jesc já tem campeões

Ginásio Municipal de Esportes de Criciúma Irmão Walmir Antônio Orsi será palco da abertura nesta segunda-feira, dia 11, às 19 horas

Um dia de festa e muita comemoração nos pódios. Foi assim o domingo, dia 10, em Criciúma, no encerramento de competições da primeira parte da etapa estadual da 12ª edição dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) 15 a 17 anos. O dia foi de definição dos campeões do tênis de mesa, vôlei de praia, ciclismo, judô, badminton e xadrez.

Nesta segunda-feira, dia 11, chegam os atletas das modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e voleibol para as disputas que começam na terça-feira, dia 12. Mas já à noite, às 19 horas, eles participam da cerimônia de abertura no Ginásio Municipal de Esportes de Criciúma Irmão Walmir Antônio Orsi.

Domingo de títulos e emoção no vôlei de praia

Emoção, superação e muita garra marcaram as disputas por medalhas no domingo. No vôlei de praia, o dia ensolarado no Parque Altair Guidi emoldurou o torneio. Melhor para a dupla das irmãs gêmeas Natália e Vitória Pacheco, da Escola Estadual Paulo Freire, de São José, que venceram de virada por 2 a 1 a Luana Zellmer e Maria Eduarda, do Colégio Evangélico Jaraguá, de Jaraguá do Sul (parciais de 17/21, 21/18 e 15/12).

“Focamos bastante nestes Jesc, minha irmã vem voltando de lesão. Eu já joguei um brasileiro escolar e não foi como eu esperava, mas agora focamos bastante não somente para ganhar esse estadual, mas também representar bem Santa Catarina no brasileiro escolar”, destacou Natália.

Entre os homens, o título do vôlei de praia ficou com a dupla de Brusque, formada por Paulo Henrique Hodecker e Diego Werner, da Escola Estadual Monsenhor Gregório Locks. Eles venceram na final, por 2 a 0, a dupla João Lucas Soares e Welligton dos Santos, da Escola Estadual Bela Vista, de São José (parciais de 21/14 e 4/3, após abandono de quadra).

“Estou muito orgulhoso por conquistar este título e de ter a oportunidade de representar Santa Catarina em uma competição nacional dos Jogos Escolares da Juventude. Viemos aqui, fizemos nosso trabalho, demos o nosso melhor dentro de quadra e acho que foi merecido a nossa classificação”, afirmou o campeão Paulo.

Briga de gigantes no tênis de mesa

O orgulho foi o sentimento predominante dos mesatenistas campeões após conquistarem suas medalhas de ouro. Marco Antonio Passamai, do IFC de Ibirama, que venceu na final Guilherme Machiorim, da Escola Municipal Professor Roberto Grante, de São Bento do Sul, por 3 a 2 (parciais de 11/9, 12/10, 8/11, 6/11 e 11/7) disse que sua conquista foi fruto do seu bom desempenho na competição.

“Meu último ano de Jesc e consegui buscar essa medalha de ouro e estou muito feliz. Agora e partir com força rumo conquistar o nacional. Aqui foi uma vitória difícil, pois comecei vencendo, depois me desconcentrei, fui mal, depois me recuperei no aspecto mental e venci a final”, disse o campeão Passamai.

Entre as mulheres, Laira Ondina da Silva, do Colégio Dom Bosco, de Rio do Sul, conquistou a medalha de ouro após vencer por 3 a 0 na final a Analu Prust, da Escola Municipal Christa Sedlacek, de Ibirama (parciais de 11/7, 13/11 e 11/6).

“Fiquei muito feliz em conseguir meu objetivo, que era alcançar o primeiro lugar. Achei que fiz bons jogos e estou bastante empolgada para jogar a etapa nacional da competição, que são os Jogos Escolares da Juventude”, disse, após subir ao pódio, a campeã Laira.

No ciclismo atletas de Joinville e Blumenau no topo

No Ciclismo feminino, Mirelly Nunes Ferreira, da Escola de Ensino Médio Deputado Nagib Zattar, de Joinville, venceu a prova de estrada e garantiu a medalha de ouro no peito. No sábado ela já havia vencido as provas de pontos e de velocidade (contra-relógio individual).

Entre os homens, o título do ciclismo ficou com Vinícios Micheluzi, da Escola Estadual Emílio Baumgart, de Blumenau, após vencer neste domingo a prova de estrada. Ele já havia vencido no sábado a prova de velocidade.

Favoritos vencem no badminton

No badminton, o título ficou nas mãos de atletas de Joaçaba. Entre as meninas, a medalha de ouro foi de Letícia Pinto Andres, do Colégio Conexão, após vencer seus cinco jogos. O último, por 2 a 1, contra Luísa Bueno da Rocha, do Instituto Federal Catarinense, de Ibirama.

Entre os meninos, a conquista ficou com Vinícius Ribeiro, da Escola Estadual Deputado Nelson Pedrini, depois de vencer seus seis jogos, com o último sendo por 2×0, contra Daniel Davi Brehmer, da Escola Domingos Sávio, de Ascurra.

Conquistas no xadrez

No xadrez masculino, Eduardo Antunes Peroza, do Colégio Carlos Drummond de Andrade, de Fraiburgo, terminou a competição em primeiro lugar com 4,5 pontos. Já no feminino, a medalha de ouro coube a Lethícia Soethe Brand, da Escola Estadual Dom Joaquim, de Braço do Norte ao fechar o torneio com cinco pontos.

Emoção no judô

Emoção também não faltou nas lutas de judô que encerraram a modalidade neste domingo. Confira os campeões do dia:

Masculino

  • – 73kg – Wesley Niel – Colégio Energia (Blumenau)
  • – 81kg – Pietro Trindade – EEB Professora Paulina Gaya (Navegantes)
  • – 90kg – Luiz Rego – Centro Educacional Promissor (Palhoça)
  • 90kg – Joaquim Satilho – EEB Santos Dumont (Blumenau)

Feminino

  • – 57kg – Ana Padrela – EEB Vidal Ramos Júnior (Concórdia)
  • – 63kg – Eduarda Gaspareto – EEB Governador Lacerda (Videira)
  • – 70kg – Ana Soares – EEB Governador Celso Ramos (Joaçaba)
  • 70kg – Alessandra Christ – Colégio La Salle Peperi (São Miguel do Oeste)
Você também pode gostar