Notícias de Criciúma e Região

Ana D’almeida lança livro de poesias

Psicóloga criciumense apresentou “Instantes do Viver”, com autógrafos e roda de conversa, na Praça Nereu Ramos

A psicóloga criciumense Ana Cristina Campos D’almeida fez uma sessão de autógrafos do seu primeiro livro “Instantes do Viver”, na manhã deste sábado, dia 27, em uma livraria, na Praça Nereu Ramos, em Criciúma.

A obra, uma coletânea de que tem 99 poemas, teve um dos textos, “Uma poetisa um dia me visitou e com seus versos me encantou”, recitados pela escritora e poetisa Sandra Lodetti, abrindo a roda de conversa sobre o livro. “É maravilhoso. Estou muito feliz pelo convite. Com certeza será o primeiro de muitos que vão nos encantar”, comentou Sandra.

Natural de Antonio Prado, Ana D’almeida morou em Porto Alegre e está em Criciúma há 31 anos. Profissionalmente atua com atendimento terapêutico. Ela relata que durante a pandemia, os atendimentos presenciais paralisaram e muitas pessoas não quiseram fazer on-line. “Começou a sobrar tempo. Senti que tinha que ajudar as pessoas e não sabia como”, conta.

Foi então que ela começou a criar poesias e publicar nas redes sociais. O irmão de Ana, Antonio Carlos, lia e começou a dar retorno, elogiando os textos que tratavam sobre reflexões sobre a vida e o cotidiano. A frequência era um por dia. A filha Joana pediu para ela contar os textos e disse que se tivesse 50, já daria um livro de 100 páginas. Já tinham 51 textos. “Minha inspiração como poetisa surgiu de minha experiência clínica ao longo de 42 anos como psicoterapeuta. A necessidade que brotou em meu coração, bem na fase inicial da pandemia de Covid-19. Senti o desejo de postar poemas, que inspiraram força e esperança para aqueles dias tão delicados que todos atravessamos”, afirma Ana. Nesses diálogos com o irmão, a filha e um alcance de 5mil pessoas via facebook, foi que o livro foi sendo formatado e nasceu “Instantes do Viver”.

On-line

O livro é publicado pela editora Viseu e está disponível na versão digital e pode ser adquirido no site www.anadalmeida.com.br. A escritora ainda vive a expectativa de lançá-lo no Rio de Janeiro em uma das maiores vitrines editoriais do Brasil, a Bienal do Rio, no dia primeiro de setembro, às 12h, no Centro Rio, na Barra da Tijuca.

Você também pode gostar