NotĂ­cias de CriciĂșma e RegiĂŁo

InteligĂȘncia emocional dos alunos em foco

Iniciativa do ColĂ©gio Unesc Ă© realizada por meio da parceria com a Escola da InteligĂȘncia, programa fundamentado na Teoria da InteligĂȘncia Multifocal, resultado de 30 anos de estudos e pesquisas de Augusto Cury

VocĂȘ saberia responder qual o dia mais feliz da sua vida? DifĂ­cil, nĂŁo Ă© mesmo?! Esta pergunta direcionada Ă s crianças pode ter respostas ainda mais surpreendentes. Por vezes, espera-se que falem da ocasiĂŁo que ganharam um presente, ou algo do tipo. PorĂ©m, em muitos casos, o dia mais alegre foi aquele em que teve a possibilidade de passar mais tempo ao lado dos pais, seja em casa ou em um simples passeio.

Esta questĂŁo foi direcionada aos alunos do ColĂ©gio Unesc pela coordenadora geral da Escola da InteligĂȘncia do Sul do Brasil, Aline Proença, e as respostas surpreenderam muitos pais. A metodologia evidencia as diretrizes que, a partir de 2023, passaram a fazer parte do modelo de ensino-aprendizagem do ColĂ©gio.

O trabalho desenvolvido pela Escola da InteligĂȘncia – Educação Socioemocional contempla todas as etapas da Educação BĂĄsica e atende a expectativa das famĂ­lias dos alunos com foco no ensino da inteligĂȘncia emocional desde a infĂąncia. “Quando participamos de eventos na escola, quando falamos ‘sim’ para momentos pedagĂłgicos, quando vamos para apresentaçÔes do Dia das MĂŁes, Dia dos Pais, entre outros, estamos dizendo para os nossos filhos: ‘te amo, vocĂȘ Ă© importante para mim’, mas sem pronunciar nenhuma palavra, mas sim com a nossa presença. Fomentamos a cultura para o desenvolvimento da inteligĂȘncia e da saĂșde emocional para que os nossos filhos saibam lidar com a perda, a frustração, com as provas da vida”, relata Aline.

Pioneira no desenvolvimento de um programa completo, a Escola da InteligĂȘncia – Educação Socioemocional, do psiquiatra e escritor Augusto Cury, trabalha as habilidades e as competĂȘncias socioemocionais pelas escolas particulares de todo o Brasil. A metodologia estĂĄ presente em mais de mil escolas, com mais de 300 mil alunos atendidos e mais de 1,2 milhĂŁo de pessoas impactadas.

O programa Ă© fundamentado na Teoria da InteligĂȘncia Multifocal, resultado de 30 anos de estudos e pesquisas de Cury, que analisa o funcionamento da mente e a formação de pensadores.

Proposta inovadora

Conforme a diretora do ColĂ©gio Unesc, Marcela Gava da Silva, a Escola da InteligĂȘncia chega com uma proposta inovadora que vai trabalhar a questĂŁo socioemocional desde o primeiro ano dos Anos Iniciais atĂ© o Ensino MĂ©dio. “Cada etapa, cada sĂ©rie envolve alguma habilidade, uma competĂȘncia, o que Ă© fundamental nos dias de hoje para que o aluno consiga se entender e trabalhar os seus sentimentos, o que reflete, principalmente, na parte do aprendizado. Existe todo um envolvimento com as famĂ­lias, com os alunos, com toda a equipe de colaboradores, porque Ă© um projeto bastante dinĂąmico, que reflete em todos os nĂ­veis da escola, mas principalmente na parte operacional da famĂ­lia”, salienta.

De acordo com a coordenadora geral da Escola da InteligĂȘncia do Sul do Brasil, o trabalho desenvolvido Ă© um tripĂ©, pois envolve escola, famĂ­lia e alunos. “TĂŁo essencial quanto os profissionais fazerem o trabalho de excelĂȘncia em sala de aula para que seja efetivo no desenvolvimento da educação socioemocional e no desenvolvimento das competĂȘncias, a presença dos pais Ă© fundamental. O nosso papel Ă© auxiliĂĄ-los nesta bagagem. NĂłs nĂŁo fazemos terapia, nĂŁo precisa ser psicĂłlogo para falar da inteligĂȘncia. Necessita ser gente e gostar de gente, e todo professor Ă© gente gosta de gente. Iremos trabalhar de maneira preventiva para que os alunos saibam nomear as emoçÔes”, fala.

A Escola da InteligĂȘncia

A Escola da InteligĂȘncia enxergou a necessidade de ensinar inteligĂȘncia emocional desde a infĂąncia e foi pioneira no desenvolvimento de um programa completo que, hĂĄ mais de uma dĂ©cada, trabalha as habilidades e as competĂȘncias socioemocionais pelas escolas particulares de todo o Brasil.

O programa Ă© fundamentado na Teoria da InteligĂȘncia Multifocal, resultado de 30 anos de estudos e pesquisas de Augusto Cury, que analisa o funcionamento da mente e a formação de pensadores.

O trabalho desenvolvido pela Escola da inteligĂȘncia contempla todas as etapas da Educação BĂĄsica e atende a expectativa das famĂ­lias dos alunos, que atualmente valorizam mais a presença da educação socioemocional do que a escolha dos materiais didĂĄticos nas escolas.

VocĂȘ tambĂ©m pode gostar