Notícias de Criciúma e Região

Projeto busca saída para suinocultores independentes

A crise que afetou os suinocultores independentes do sul catarinense, em função do excesso de produção, motivou a apresentação de um projeto pela Comissão de Agricultura da Assembleia na tentativa de corrigir a distorção no mercado com a instituição de uma Política de Incentivo ao Consumo de carne suína em Santa Catarina.

📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Hoje, principalmente os produtores independentes amargam um prejuízo de mais de R$ 300 reais por cabeça abatida, porque o custo da produção é quase o dobro do valor comercializado.

O problema surgiu com a abertura do mercado da China que provocou um boom na produção dos independentes na expectativa de ganharem um fatia maior do mercado interno, o que não se confirmou, gerando falta de sustentabilidade no setor em uma década.

O excesso foi tão grande que as metas dos produtores para 2027 já foram alcançada este ano e agora só resta a redução de 30% no número de matrizes, que subiu de 420 mil para 760 mil, nos últimos dois anos.

A matéria deve tramitar na Assembleia com rapidez, embora ainda não tenha ganho o caráter de regime de urgência, pois foi protocolada na semana passada.

Entre as medidas previstas no projeto, estaria a inclusão da carne suína na cesta básica, fato que diminui a cobrança de tributos sobre o produto e amplia o mercado para o consumo.

Assinam o projeto, o deputado José Milton Scheffer, líder do governo e autor da matéria, e subscrevem todos os demais integrantes da Comissão, os deputados Marlene Fengler (PSD), Marcos Vieira (PSDB), Neodi Saretta (PT), Mauro De Nadal (MDB) e Coronel Onir Mocellin (Republicanos).


Roberto Azevedo. Jornalista, com mais de 35 anos de profissão, atua como colunista político.


As opiniões expressas neste espaço não representam, necesseriamente, a opnião do Portal Litoral Sul.

Você também pode gostar