NotĂ­cias de CriciĂºma e RegiĂ£o

Matriz de Risco Covid-19: Amrec e Amesc deixam o nĂ­vel grave

Dados foram divulgada pela Secretaria de Estado da SaĂºde neste sĂ¡bado, dia 7

A Matriz de Risco Potencial para a Covid-19, divulgada pela Secretaria de Estado da SaĂºde (SES), neste sĂ¡bado, dia 7, aponta cinco regiões classificadas com Risco Alto (amarelo) e quatro que permanecem com o Risco GravĂ­ssimo (vermelho) para a Covid-19.

As regiões do Alto Vale do ItajaĂ­, CarbonĂ­fera, Extremo Sul, Grande FlorianĂ³polis e Serra Catarinense mostraram avanços nos quesitos avaliados pela Matriz de Risco e foram classificadas com o risco Alto. Por outro lado, as regiões Nordeste, MĂ©dio Vale do ItajaĂ­, Foz do Rio ItajaĂ­ e Extremo Oeste foram classificadas com o maior risco, ou seja, nĂ­vel gravĂ­ssimo.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Outras sete regiões foram classificadas como o Risco Grave (laranja) para a Covid-19: Alto Uruguai Catarinense, Laguna, Meio Oeste, Oeste, Planalto Norte, XanxerĂª e Alto Vale do Rio do Peixe.  Em relaĂ§Ă£o aos dados da semana passada, houve avanço significativo principalmente no quesito capacidade de atenĂ§Ă£o, que avalia a ocupaĂ§Ă£o de leitos reservados para a pacientes com COVID. Oito regiões, ou seja 50% do total avaliado, apresentaram Risco Moderado (cor azul).

Na Ăºltima semana, a Secretaria de Estado da SaĂºde anunciou que a Matriz de Risco Potencial para Covid-19 passou a utilizar os dados de vacinaĂ§Ă£o como uma nova variĂ¡vel. Pelo novo modelo, os dados referentes Ă  evoluĂ§Ă£o da vacinaĂ§Ă£o passaram a ser avaliados.

Como a Matriz classifica o risco das regiões

A matriz continua organizada em quatro dimensões de prioridade atuais, que sĂ£o Gravidade, Transmissibilidade, Monitoramento e a Capacidade de AtenĂ§Ă£o.

A variĂ¡vel de Ă³bitos na semana por 100 mil habitantes continua como Gravidade, por ser a informaĂ§Ă£o epidemiolĂ³gica mais precisa. A dimensĂ£o traz tambĂ©m a tendĂªncia de internaĂ§Ă£o por SĂ­ndrome RespiratĂ³ria Aguda Grave para avaliaĂ§Ă£o por 100 mil habitantes. A taxa de transmissibilidade (Rt) Ă© agrupada com o nĂºmero de infectantes por 100 mil habitantes na dimensĂ£o de Transmissibilidade. JĂ¡ a dimensĂ£o de Monitoramento avalia as variĂ¡veis de cobertura vacinal em maiores de 18 anos com segunda dose ou dose Ăºnica completa, bem como a variaĂ§Ă£o de nĂºmero de casos semanal.

A capacidade de atenĂ§Ă£o permanece como taxa de ocupaĂ§Ă£o de leitos de UTIs Adulto SUS Reservado para Covid-19. A oferta de leitos de UTI Covid ponderada por 100 mil habitantes ainda nĂ£o serĂ¡ considerada nesta versĂ£o da Matriz.

VocĂª tambĂ©m pode gostar