Começou nesta segunda-feira, 01, o prazo para entrega de declaração de Imposto de Renda 2021. O documento poderá ser entregue até dia 30 de abril, e as restituições serão liberadas a partir de maio.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
É comum ouvirmos a expressão “prestar contas ao leão”, ou ainda nos depararmos com a imagem do felino como símbolo do IR. E mesmo que você não declare Imposto de Renda (IR), muito provavelmente já ouviu alguém preocupado com a possibilidade de cair nas “garras do leão”. A taxa, paga anualmente à Receita Federal, é sinônimo de angústia para muitos contribuintes e, o rei da selva, que virou mascote do IR, viveu para mostrar que o Estado está sempre atento à sonegação. Mas afinal, você sabe de onde surgiu isso?
Para algumas pessoas a resposta certa seria: porque o Imposto de Renda morde a sua renda de uma maneira tão feroz quanto um leão ataca sua presa. Afinal, a alíquota do IR pode chegar a 27,5% da renda! Pois bem, a resposta é bem diferente.
No final de 1979, a Receita Federal solicitou a criação de uma nova campanha publicitária para divulgar o Imposto de Renda. Então, após analisar algumas propostas, o órgão escolheu a que trazia o leão como símbolo do IR e também da ação fiscalizadora da Receita.
Segundo a RFB, a escolha levou em consideração algumas das características do felino, eu explico melhor no vídeo a seguir:
https://www.instagram.com/tv/CCM-NyPn5tK/?utm_source=ig_web_copy_link
A partir da década de 80, as peças publicitárias foram para o ar e, de imediato, houve adesão do público, que passou a relacionar o leão como símbolo do IR. Na época, a declaração era feita através de formulários de papel, por isso, em alguns dos vídeos, o leão aparece carregando esses documentos.
Veja três das peças de 1980:
A adesão alcançou um nível tão alto, que diversos dicionários incluíram na definição da palavra “leão”, alguma referência ao Imposto de Renda. O Aurélio, por exemplo, traz o conceito de leão, em definição irônica, como “órgão do governo que recebe impostos; Receita Federal”.
O Michaelis diz que é o significado “coloquial”.
Além disso, assim como ainda vemos hoje, a imagem do felino também aparecia nos meios impressos, e não somente na televisão.
Conforme a Receita aponta, de modo geral, “se liga o felino à arrecadação, embora, no início, a afinidade fosse forte com a fiscalização. ” Além disso, atualmente o órgão não utiliza mais a figura do leão, mesmo assim, “a imagem do símbolo ficou guardada na mente dos contribuintes. ”
Para finalizar, vale aqui mais uma curiosidade: a declaração online começou em 1997, no entanto, os formulários de papéis, citados inicialmente, permaneceram até 2010. Depois, até 2013, a declaração podia ser transmitida pelo computador, aplicativo ou disquete.
Então, foi somente em 2014 que o processo de preenchimento e entrega da declaração passou a ser 100% online. Quase ontem, né?