Notícias de Criciúma e Região

Criciúma com saldo positivo de 1.139 empregos formais em 2020

Entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, , em dezembro e em todo o fechamento do ano, Criciúma ficou na 5ª e 6ª colocações

Criciúma comemorou os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira, dia 28, pelo Ministério da Economia. O saldo de empregos formais em 2020 ficou em 1.139 vagas. Destaque para indústria para com 445 vagas, construção civil, 382, serviços, 167 e comércio, 145.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Os dados do mês de dezembro também foram positivos, com saldo de 112 vagas. “Temos muito que comemorar, apesar de um ano totalmente atípico, com a pandemia de coronavírus, conseguimos superar a crise e retomar a economia. Ainda não é o saldo que queremos para a Criciúma, mas certamente a cidade já está seguindo seu ritmo de desenvolvimento”, destacou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Ainda de acordo com os dados do Caged, no saldo de 2020, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, Criciúma ficou à frente de Florianópolis, Jaraguá do Sul, Blumenau e Brusque, por exemplo, terminando o ano na 6ª colocação no Estado. Já no mês de dezembro, o Município encerrou na 5ª colocação, superando Itajaí, Chapecó, Brusque, Joinville, Jaraguá do Sul e Blumenau.

Para o coordenador da Casa do Empreendedor, Agenor Brunel, os números poderiam ser ainda melhores, caso não tivesse a pandemia e por consequência os problemas decorrentes. “Em abril de 2020, logo após o início da crise, a cidade amargou um saldo negativo de quase 2,5 mil empregos e isso prosseguiu por mais dois meses. Fechar o ano no positivo é realmente uma grande vitória”.

Ações para fortalecer a economia

Logo após o início da pandemia, o Governo Municipal de Criciúma implantou uma série de medidas para garantir a retomada e o impulsionamento da economia. As ações passaram pelo programa Supera Criciúma, que proporcionou auxílio imediato aos empreendedores, com facilidades no pagamento dos tributos, criação de alternativas para comércio e capacitações e cursos online para as equipes.

Colaboração: Simone Costa | Prefeitura de Criciúma

Você também pode gostar