NotĂ­cias de CriciĂșma e RegiĂŁo

Bolsas do Prouni: projeto de lei prevĂȘ reserva de 10% para idosos

O projeto de lei (PL- 6435/19) tramita na CĂąmara dos Deputados e tem a finalidade de reservar 10% das bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) para os idosos (60 anos ou mais) com baixa renda, considerando um ganho de atĂ© dois salĂĄrios mĂ­nimos por residĂȘncia. A concessĂŁo das bolsas de estudo serĂĄ distribuĂ­da em integral e parcial, com metade das cotas para cada uma das categorias do benefĂ­cio.

A proposta Ă© de autoria da deputada PatrĂ­cia Ferraz (PL-AP) e prevĂȘ alteraçÔes na lei que criou o ProuniLei 11.096/05. Pela proposta, as vagas destinadas aos idosos que nĂŁo forem preenchidas serĂŁo novamente distribuĂ­das entre os demais beneficiĂĄrios do programa, como jĂĄ ocorre atualmente entre os estudantes da rede pĂșblica de ensino.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

O projeto permite, ainda, que o Prouni financie cursos de pós-graduação stricto sensu. Hoje, a o financiamento estå restrito a cursos de graduação e outras modalidades sequenciais de formação específica.

A autora da proposta explica os motivos do projeto e fala sobre a oportunidade de desenvolvimento para a população da terceira idade. “A importñncia do aprendizado será inequivocamente viável para a formação de cidadãos mais conscientes, capacitados e compromissados com seu País”, afirma Patrícia.

Sobre o Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do governo federal que oferta bolsas de estudo integrais ou parciais para estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituiçÔes privadas de educação superior.

Bolsas de estudo

Existem tambĂ©m diversas formas de conseguir uma bolsa de estudo, seja pelo Prouni, Fies ou a partir de iniciativas privadas como o Educa Mais Brasil. Assim, Ă© possĂ­vel cursar uma faculdade ainda no primeiro semestre de 2020, com descontos de atĂ© 70% na mensalidade do curso que vocĂȘ quer, na instituição de ensino de sua preferĂȘncia.

Fonte: AgĂȘncia Educa Mais Brasil

VocĂȘ tambĂ©m pode gostar