As vendas de Páscoa no comĂ©rcio do estado mostraram que o catarinense está retomando o hábito de compras. A comprovação está no levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC) nas 20 cidades de maior potencial de consumo, logo apĂłs a data, que apontou crescimento de 4,47% na comparação com o mesmo perĂodo do ano passado e tĂquete mĂ©dio de R$ 150.
As vendas foram semelhantes ou tiveram ampliação, na percepção de 67,25% dos empresários. Esses dados, somados Ă decisĂŁo por postergar os pagamentos (33,6% das vendas foram no crediário e 50% no cartĂŁo de crĂ©dito), reforçam a avaliação de Ivan Tauffer, presidente da entidade, de que o consumidor começa a perceber estabilidade econĂ´mica. “O catarinense está mais otimista, seja com a percepção de estabilidade polĂtico-econĂ´mica, seja com a expectativa de disponibilidade de renda. É a mesma sensação que já estávamos percebendo nos Ăşltimos levantamentos”, acrescenta.
O resultado confirma a previsĂŁo divulgada duas semanas antes da Páscoa, em que a maioria dos empresários previa vendas iguais ou melhores. O valor do tĂquete mĂ©dio superou as expectativas, visto que a maior parte dos consultados aguardava que o valor fosse de atĂ© R$ 100.
No calendário de datas comemorativas, a Páscoa vem crescendo na preferência dos consumidores e se consolidou ao longo dos anos com uma grande oportunidade de vendas, como lembra Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. “Anteriormente ligada apenas aos chocolates e aos doces, hoje abrange outros setores do comércio. Muitos pais, preocupados com alternativas de lembranças para seus filhos, escolhem novas opções de presentes”, finaliza o dirigente.